NOTA TÉCNICA SOBRE MANUAL PARA INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DE CTs - CONED - SP
28/08/2020
Outros artigos:
- Na Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo Maikel e Elis falam da importância da abstinência em suas vidas!
- “Biro”, depois de muito sofrimento, compartilha como a abstinência lhe auxiliou para uma nova vida.
- Na semana de combate ao alcoolismo, a abstinência pode ser uma escolha ou uma decisão por mais qualidade de vida.
- No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo somos desafiados a viver em abstinência, maior qualidade de vida!
- Na Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo o que o Marlon de 17 anos pode nos ensinar?
- EQUIPE DA SENAPRED RECEBE AMPLO APOIO NACIONAL PARA CONDUZIR A POLÍTICA DE CUIDADOS E PREVENÇÃO AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
- Critérios de diagnósticos para o transtorno por uso de álcool segundo o DSM-5
- DIRETORIAS E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CRUZ AZUL NOS 25 ANOS DE HISTÓRIA
- SENAPRED Divulga Data da Publicação do Resultado da Habilitação das CTs para as Vagas do Edital 17/2019
- AS DIVERSAS SEDES – E A ATUAL - DA CRUZ AZUL NO BRASIL, NOS 25 ANOS DE ATIVIDADES
- Cruz Azul reconhecida como Centro de Referência em dependência química no Brasil

NOTA TÉCNICA Nº 06/2020, DE 17/08/2020
ASSUNTO: COMUNIDADE TERAPÊUTICA 2020 MANUAL PARA INSTALAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SERVIÇO NO ESTADO DE SÃO PAULO – CONED - SP E GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
A CONFENACT – Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas demandou à Cruz Azul no Brasil um posicionamento sobre o conteúdo do “COMUNIDADE TERAPÊUTICA 2020 – Manual para instalação e funcionamento do serviço no Estado de São Paulo”, doravante citado como “Manual” nesta Nota Técnica, fruto da iniciativa e do trabalho do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas - CONED de São Paulo.
O pedido decorreu da observação feita por diversas comunidades terapêuticas, federações e de profissionais e técnicos da área, de várias disposições constantes do referido Manual estarem em desacordo com a legislação e normatização federal e trazer informações.
Esta Nota Técnica não visa a esgotar a análise do referido Manual, tampouco a lhe propor exaustivamente uma nova redação, mas sim de fazer uma análise, à luz da legislação e normatização federal, assim como de posicionamento já existente no âmbito do judiciário brasileiro, além de também abranger aspectos históricos do segmento das Comunidades Terapêuticas, seus princípios e fundamentos.
Aspectos específicos da legislação geral de São Paulo e de normas ABNT e/ou outras de caráter técnico distinto não serão analisados nesta Nota Técnica, nem tampouco da análise de sua adequação ou não às Comunidades Terapêuticas.
A Nota Técnica visa a dar subsídios para revisão de diversos conteúdos trazidos no Manual, para análise e discussão das demais federações, da CONFENACT, do CONED - SP e dos órgãos envolvidos na questão da modalidade Comunidade Terapêutica, a saber, aquela disciplinada pelo Art. 26-A, da Lei nº 11.343./2006, com a redação dada pela Lei nº 13.840/2019.