Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal - SAF
09/09/2020
Outros artigos:
- Na Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo Maikel e Elis falam da importância da abstinência em suas vidas!
- “Biro”, depois de muito sofrimento, compartilha como a abstinência lhe auxiliou para uma nova vida.
- Na semana de combate ao alcoolismo, a abstinência pode ser uma escolha ou uma decisão por mais qualidade de vida.
- No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo somos desafiados a viver em abstinência, maior qualidade de vida!
- Na Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo o que o Marlon de 17 anos pode nos ensinar?
- EQUIPE DA SENAPRED RECEBE AMPLO APOIO NACIONAL PARA CONDUZIR A POLÍTICA DE CUIDADOS E PREVENÇÃO AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
- Critérios de diagnósticos para o transtorno por uso de álcool segundo o DSM-5
- DIRETORIAS E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CRUZ AZUL NOS 25 ANOS DE HISTÓRIA
- SENAPRED Divulga Data da Publicação do Resultado da Habilitação das CTs para as Vagas do Edital 17/2019
- AS DIVERSAS SEDES – E A ATUAL - DA CRUZ AZUL NO BRASIL, NOS 25 ANOS DE ATIVIDADES
- Cruz Azul reconhecida como Centro de Referência em dependência química no Brasil

O dia 9 de setembro, é o dia mundial da Prevenção da Síndrome Alcoólica Fetal (SAF), que é causada pelo consumo de bebidas alcoólicas durante a gestação. Esta síndrome causa retardo mental não congênito e não tem cura, ou seja, uma vez desenvolvida é para a vida toda da criança. A boa notícia é que pode ser 100% evitada quando a gestante se abstém do consumo de álcool durante a gravidez.
Na publicação abaixo as mulheres da equipe da International Blue Cross – IBC (Cruz Azul Internacional), a qual a Cruz Azul no Brasil é filiada, deixam um recado e apoio para outras mulheres, incentivando-as à prevenção da SAF através da abstinência do álcool durante a gravidez.
"O álcool é a ameaça mais significativa para o desenvolvimento fetal. Para evitar o risco de incapacidade por toda a vida da criança, as mães precisam de apoio para se manterem abstinentes durante a gravidez." (Anne Babb, IBC)
"Até mesmo um único copo de álcool durante a gravidez pode ser perigoso para o feto. Assumir a responsabilidade por uma criança não começa apenas com o seu nascimento." (Flavia Ganarin, IBC).
"Os distúrbios relacionados à Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) duram a vida toda. Anualmente 40.000 bebês nascem com esta síndrome porque suas mães beberam álcool durante a gravidez. Temos que estar cientes de como o álcool é prejudicial para uma criança, a fim de prevenir esse sofrimento desnecessário!" (Sonja Pönish, IBC).
"Um número excessivo de mulheres grávidas consomem álcool em eventos sociais. Devemos apoiá-las para que fiquem abstinentes, tornando normal a diversão sem álcool." (Anja Tuchtenhagen, IBC).
"Se você engravidar, pare de beber álcool. Cada dia é importante." (Noemi Zulauf, IBC).