Ministério da Cidadania lança cartilhas que esclarecem a Nova Política Nacional sobre Drogas
cartilha_11-perguntas-para-voce-conhecer-a-legislacao-sobre-drogas-no-brasil.pdf
cartilha_12-praticas-de-como-pais-e-responsaveis-podem-no-dia-a-dia-proteger-o-futuro-das-criancas-e-adolescentes-relacao-uso-drogas.pdf
cartilha_como-ajudar-uma-pessoa-dependente-de-drogas.pdf
Outros artigos:
- Na Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo Maikel e Elis falam da importância da abstinência em suas vidas!
- “Biro”, depois de muito sofrimento, compartilha como a abstinência lhe auxiliou para uma nova vida.
- Na semana de combate ao alcoolismo, a abstinência pode ser uma escolha ou uma decisão por mais qualidade de vida.
- No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo somos desafiados a viver em abstinência, maior qualidade de vida!
- Na Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo o que o Marlon de 17 anos pode nos ensinar?
- EQUIPE DA SENAPRED RECEBE AMPLO APOIO NACIONAL PARA CONDUZIR A POLÍTICA DE CUIDADOS E PREVENÇÃO AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
- Critérios de diagnósticos para o transtorno por uso de álcool segundo o DSM-5
- DIRETORIAS E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CRUZ AZUL NOS 25 ANOS DE HISTÓRIA
- SENAPRED Divulga Data da Publicação do Resultado da Habilitação das CTs para as Vagas do Edital 17/2019
- AS DIVERSAS SEDES – E A ATUAL - DA CRUZ AZUL NO BRASIL, NOS 25 ANOS DE ATIVIDADES
- Cruz Azul reconhecida como Centro de Referência em dependência química no Brasil

São três documentos disponíveis de forma impressa e online, tratando de forma didática dúvidas sobre a nova legislação, prevenção ao uso de drogas e orientações de como ajudar uma pessoa com dependência química.
A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), do Ministério da Cidadania, lançou na última quinta-feira (dia 15 de outubro de 2010) três cartilhas, disponíveis em formato impresso e digital, sobre dúvidas comuns de como funciona a legislação de drogas no Brasil. Os documentos também reúnem dicas de como pais e responsáveis podem agir na prevenção do uso precoce de drogas por seus filhos e informações sobre como ajudar famílias e dependentes químicos a superarem o vício e as consequências dele.
O material é destinado ao público em geral. “O lançamento dessas três cartilhas reúne orientações sobre as mudanças legislativas ocorridas e sobre ações de Prevenção ao Uso de Drogas e Tratamento de Dependentes Químicos. Com isso, o Governo Federal trabalha para disseminar informações importantes na área de redução de demanda de drogas”, afirmou o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro.
A Nova Política Nacional Sobre Drogas tem quatro eixos de ação: prevenção, tratamento – que inclui o acolhimento, a recuperação e reinserção social – redução da oferta e apoio a estudos e pesquisas. Alguns dos focos da nova política são direcionados ao acolhimento e tratamento do dependente químico por meio da abstinência e fortalecimento das comunidades terapêuticas, integração de políticas nacionais e internacionais, com ações conjuntas da iniciativa pública e privada e reconhecimento das diferenças entre o usuário, o dependente e o traficante de drogas, tratando-os de forma diferenciada.
Faça download (em anexo) e conheça cada uma das cartilhas.