AS DIVERSAS SEDES – E A ATUAL - DA CRUZ AZUL NO BRASIL, NOS 25 ANOS DE ATIVIDADES
26/11/2020
Outros artigos:
- Na Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo Maikel e Elis falam da importância da abstinência em suas vidas!
- “Biro”, depois de muito sofrimento, compartilha como a abstinência lhe auxiliou para uma nova vida.
- Na semana de combate ao alcoolismo, a abstinência pode ser uma escolha ou uma decisão por mais qualidade de vida.
- No Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo somos desafiados a viver em abstinência, maior qualidade de vida!
- Na Semana Municipal de Combate ao Alcoolismo o que o Marlon de 17 anos pode nos ensinar?
- EQUIPE DA SENAPRED RECEBE AMPLO APOIO NACIONAL PARA CONDUZIR A POLÍTICA DE CUIDADOS E PREVENÇÃO AO ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS
- Critérios de diagnósticos para o transtorno por uso de álcool segundo o DSM-5
- DIRETORIAS E CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CRUZ AZUL NOS 25 ANOS DE HISTÓRIA
- SENAPRED Divulga Data da Publicação do Resultado da Habilitação das CTs para as Vagas do Edital 17/2019
- Cruz Azul reconhecida como Centro de Referência em dependência química no Brasil

Atualmente a Cruz Azul no Brasil tem sua sede administrativa na rua São Paulo, 3424, bairro Itoupava Seca, em Blumenau, SC. Mas nem sempre foi assim... O que temos hoje é graça, presente e fruto de muitas doações e trabalho de toda uma equipe de colaboradores, doadores e diretoria, nos últimos 25 anos.
Após a sua fundação, no dia 25 de junho de 1995, a Cruz Azul não tinha, inicialmente, uma sede física, ou uma Secretaria Geral, disponível para prestar serviços à comunidade, membros e instituições filiadas. Durante cinco anos todo serviço de secretaria (ações de prevenção, capacitação e outros) foi realizado por membros voluntários da própria Diretoria. A sede jurídica era o mesmo endereço da unidade do Cerene de Blumenau, onde ocorreu a fundação da Cruz Azul, na rua professor Jacob Ineichen, 6.697, bairro Itoupava Central.
Somente no início do ano 2000 é que se viabilizou a oportunidade da implantação física de uma sede administrativa, e a contratação de um Secretário Geral: Luis Carlos Ávila, o “Bagé”, com o apoio de sua esposa Rose.
Inicialmente, a partir da contratação do Secretário, os trabalhos da Secretaria Geral da Cruz Azul ocorriam na residência do casal Ávila, numa casa alugada pela instituição, próxima ao aeroporto de Blumenau, também no bairro Itoupava Central. Um ano depois, a partir de doações, foi possível adquirir uma casa própria, de madeira, que serviria como residência do Secretário e sede da Cruz Azul, na rua Rudolfo Walter, próximo do CERENE. A então, nova sede, funcionou até o primeiro semestre de 2001, quando um grande desafio e oportunidade surgiu. A compra de um amplo terreno de esquina, em área central da cidade de Blumenau. A casa da rua Rudolfo Walter foi vendida, e o valor somado a outras doações para a aquisição do terreno da rua São Paulo, 3424, bairro Itoupava Seca. Nele havia uma antiga casa, que precisava de reformas, e poderia servir, inicialmente, como residência e sede do trabalho.
A reforma na casa foi iniciada, após a aquisição do terreno. Ao mexer no telhado se verificou que o estrago na estrutura da residência era maior do que se pensava. Não valeria a pena investir e continuar a reforma. Optou-se por desmanchar o telhado e demolir as paredes, e se trabalhar num novo projeto para o terreno. No entanto, não havia recursos suficientes. A saída para abrigar a Secretaria da Cruz Azul e o casal de obreiros foi improvisar e adaptar uma garagem que existia no local, como moradia e sede. Assim, em agosto de 2001, o local ficou pronto para receber a família e servir de sede da Cruz Azul. Enquanto isso, a Diretoria trabalhava incansavelmente em um novo projeto para o terreno.
Em 2004, procurando melhorar as condições de trabalho e familiar, com o apoio do CERENE, um container adaptado com ambientes de escritório foi colocado no terreno. Foi uma grande iniciativa e mudança significativa na produtividade e separação do ambiente familiar e de trabalho.
Em 2008, a Cruz Azul recebeu a doação de bens e produtos da Receita Federal para realizar um bazar com a finalidade de arrecadar recursos para a construção da nova sede. O recurso foi o “ponta pé” inicial para o projeto de construção do que hoje é a sede da entidade. No findar de 2008, a sede da rua São Paulo, que funcionava dentro do container foi transferida, temporariamente, para uma residência na rua São Joaquim, (cedida gratuitamente), no centro da cidade para liberar o terreno para a construção da nova sede.
Impulsionados com muita fé, oração e trabalho, apoiados na arrecadação do bazar da Receita Federal e centenas de outras doações, as obras começaram no terreno no início do ano de 2009, e não pararam até a conclusão e inauguração de todo prédio. Podemos testemunhar que a construção é sem dúvida um grande presente de Deus, um milagre aos olhos humanos. Grandes doações de materiais de construção, móveis, ar-condicionado, foram recebidas graciosamente. Deus tocou muitos corações para ofertarem e colaborarem na execução da obra. Somos gratos a todos que apoiaram trabalhando, captando recursos, doando, apoiando na execução deste grande projeto, inaugurado festivamente no dia 23 de junho de 2012, com a participação de mais de 150 pessoas.
O terreno atual da sede da Cruz Azul é de 1.583,78 m², e tem uma metragem de área construída de 692,00 m², abrigando a Secretaria Executiva e os programas de atendimento do público alvo. A nova sede possui: recepção, sala de atendimento individual, sala de atendimento em grupo, sala de aula, auditório Pr. Louis Lucien Rochat para até 150 pessoas, salas de reuniões, biblioteca, salas administrativas, salas de equipe, almoxarifado, expedição e outros ambientes de apoio.
PARA CONHECER UM POUCO MAIS DA HISTÓRIA DA CRUZ AZUL acesse nosso site: www.cruzazul.org.br