Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Alguns objetivos gerais de um grupo de apoio mútua ajuda – parte 2

ALGUNS OBJETIVOS GERAIS DE UM GRUPO DE APOIO MÚTUA AJUDA – PARTE 2

1. Promover diálogos de tomada da decisão e manutenção da abstinência.
2. Levar a mensagem de sobriedade e de libertação a partir do Evangelho de Jesus Cristo a um dependente químico que ainda não a conhece e proporcionar a cada integrante a oportunidade de revelar suas experiências e ouvir outros com um estilo de vida saudável, livre de drogas, de amor e obediência à Palavra de Deus.
3. O Grupo de Apoio trabalha em duas amplas dimensões, ou seja, busca atingir de um lado o amigo (s) e a família; e de outro, o dependente.
4. A família e os amigos recebem orientação de como lidar com o problema e com o dependente, e esse recebe orientações de manutenção da abstinência, como relacionar-se com a família, amigos e sociedade e como viver sobriamente sob a benção e nos caminhos de Deus.
5. O programa visa atingir o ser humano de forma integral com uma abordagem que envolve suas necessidades emocionais, psicológicas e espirituais. Ressalta-se neste conjunto o atendimento no processo de libertação, recuperação e nova vida de todos os participantes do Grupo.
6. É muito importante ressaltar novamente aqui que o Grupo de Apoio não é, e nem tem a pretensão de ocupar o lugar da Igreja. Mas, deve ser uma seta e uma ponte que encaminha seus integrantes a ter uma vida saudável, dentro de uma comunidade constituída nos fundamentos da pregação e vivência prática da Palavra de Deus, onde possam receber não só leite espiritual, mas também um alimento mais substancial e ingressar quem sabe num Discipulado.
7. A participação e a frequência nos programas e atividades de uma Igreja Cristã são a continuidade do tratamento terapêutico. As experiências e estatísticas mostram que o dependente que busca e permanece participando ativamente de uma igreja consegue permanecer firme em seu propósito de sobriedade, e torna-se um modelo a ser seguido. Aquele que se afasta da comunidade e principalmente do relacionamento com Deus fatalmente recai, mesmo que isso possa demorar.

Luis Carlos Ávila – Bagé
Adaptado da Cruz Azul de Portugal
Biblioteca Cruz Azul no Brasil

Para saber mais sobre o trabalho de Grupos de Apoio Cruz Azul, estrutura e funcionamento entre em contato conosco ou adquira o livro: MANUAL DE GRUPOS DE APOIO CRUZ AZUL. Receba ele em sua casa. Disponível para venda em: http://www.cruzazul.org.br/livraria/21/manual-de-grupos

Deixe seu comentário