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Aprendizagem mediada no tratamento de dependentes químicos em Comunidade Terapêutica

Happy father teaching his little daughter to ride a bicycle. Child learning to ride a bike. Family activities at summer.

Este artigo tem por objetivo apresentar os Critérios da Experiência de Aprendizagem Mediada – EAM, de Reuven Feuerstein, como suporte pedagógico ao profissional e colaborador no tratamento de dependentes químico sem comunidade terapêutica.

Segundo o autor do artigo, psicólogo Osvaldo Christen Filho, as drogas desorganizadoras denunciam um tema angustiante para as pessoas, atingindo não somente seus usuários, mas, a sociedade como um todo.

Os meios de comunicação trazem diariamente ocorrências nocivas do álcool e drogas no trânsito, na vida familiar e comunitária. Medo e insegurança ameaçam a população. Poderes públicos aparecem frequentemente realizando prisões de traficantes. Pior, o que se via em noticiários, com aparência distante, atinge um círculo cada vez menor e próximo a todos, tornando-se uma realidade assustadora.

Entre os diversos tipos de tratamento oferecidos, destaca-se, como descrito mais adiante, um forte aliado aos serviços de atendimento – as Organizações Não Governamentais – ONGs. Sua participação no tratamento de dependentes químicos diferencia-se de outros modelos pela atenção psicossocial em comunidade terapêutica. Para dentro deste contexto serão analisados e articulados os Critérios da Aprendizagem Mediada – EAM de Reuven Feuerstein.

Para ter acesso a todos os artigos e revistas “Cruz Azul Online” publicadas e “Comunidade Terapêutica & Dependência Química em Pauta!” visite nosso blog: http://revistadacruzazulnobrasil.blogspot.com.br/

O artigo abaixo está publicado em sua íntegra na revista Cruz Azul Online, # 13, publicada pela Cruz Azul no Brasil e disponível no seguinte link: https://drive.google.com/file/d/1JrFKKqfEgSXFcemF0ID2rO1x10TEWCSn/view

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