Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Carta aos pais!

A família tem papel central no desenvolvimento de seus membros, responsável pela transmissão de valores éticos e morais, e pode atuar promovendo fatores protetores como também de risco para o uso de substâncias psicoativas. Isso porque as normas de funcionamento e gerenciamento da vida em família, bem como o vínculo e apego entre seus membros, vão influenciar e refletir em uma criança, por exemplo, até a sua idade adulta.

Comportamentos e atividades cotidianas na vida familiar, o afeto e o interesse mostrados pelos pais, o tempo que passam com seus filhos e a firmeza de medidas disciplinares mantêm uma relação direta com a abstenção do uso de drogas. As refeições em família são um bom exemplo de comportamentos cotidianos que oportunizam atenção, fortalecimento de vínculo entre os membros, o ensinamento de boas maneiras e o sentimento de pertencer a um grupo.

Cada etapa da vida dos filhos vai requerer atenção e atitudes diferentes por parte da família. A adolescência por exemplo, é uma fase de constante mudança, a família é um importante ponto de apoio e equilíbrio. Os adolescentes tendem a assumir um papel mais ativo na vida pessoal deles, e também na tomada de decisão da família, o que leva a mudanças nas relações familiares.

Cada fase dos filhos vai mudar algo na rotina da família toda, se isso não estiver acontecendo, pode ser um sinal de que os membros familiares não estão envolvidos um na vida do outro. Solicitar e contar com a opinião dos filhos, fazer refeições juntos, dividir tarefas, estabelecer regras e combinados são exemplos práticos para os pais mais que prevenir o uso de drogas de seus filhos, promover a saúde mental de sua família.

Alana Sieves Wendhausen
– Psicóloga.
– Especialista em Desenvolvimento Humano e Habilidades Sociais.
– Especialista em Dependência Química com ênfase em Prevenção.
– Coordenadora da Área de Prevenção da Cruz Azul no Brasil.
– E-mail: alana@cruzazul.org.br

Deixe seu comentário