Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Continuidade na formatura de novos Agentes de Prevenção Escolar ao uso e abuso de álcool e outras drogas na cidade de Blumenau

A formatura dos alunos do Curso de Agente de Prevenção Escolar ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas aconteceu no último dia 17 de novembro de 2022, na EBM Gustavo Richard, do bairro Nova Esperança. A referida capacitação parte do projeto Prevenção Escolar ao uso e abuso de drogas no ambiente escolar, desenvolvido e executado pela Equipe Multidisciplinar da Cruz Azul no Brasil, na cidade Blumenau. É resultado de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau (SEMUDES e SEMED) e com a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED. (Convênio 882.369/2018).

O curso foi estruturado e aplicado durante este segundo semestre de 2022, durante 12 semanas, entre os meses de agosto e outubro, com uma carga horária de 24 horas/aula. Vários assuntos e temas foram trabalhados a cada semana com os alunos.

O mesmo tem como objetivo incentivar que crianças e adolescentes se tornem agentes de prevenção contra o consumo de substâncias psicoativas, atuando dentro do ambiente escolar como líderes de influência positiva para com os demais colegas, e sendo parceiros da escola na manutenção da prevenção.

As intervenções do projeto, neste semestre, foram realizadas nos períodos da manhã e tarde nas seguintes Escolas: EBM Bilíngue Annemarie Techentin; EBM Bilíngue Prof. João Joaquim Fronza; EBM Bilíngue Profª Alice Thieler; EBM Pastor Faulhaber e EBM Gustavo Richard.

Diretora da EBM Gustavo Richard do bairro Nova Esperança, de Blumenau, fazendo sua saudação aos formandos!

Nesta noite especial, de formatura, com a participação dos alunos, seus familiares e comunidade em geral, representação da Secretaria Municipal de Educação – SEMED de Blumenau, foi entregue os Certificados do Curso. Também foi tornado público o compromisso e desafio de se fazer um voto de abstinência ao uso de qualquer tipo de bebidas alcoólicas e outras drogas, por aqueles – adolescentes e voluntários presentes – que assim o desejaram, objetivando a promoção da VIDA, sem drogas. Muitos alunos, adolescentes, e pais aceitaram o desafio e o compromisso de abstinência, e receberam uma pulseirinha como sinal de compromisso. Nela escrita a frase: “Totalmente livre!”

A Equipe Multidisciplinar do Projeto de Prevenção e Cuidado Escolar da Cruz Azul no Brasil é composta pelos seguintes profissionais: Alana Sieves Wendhausen, Coordenadora de Prevenção.  Assistentes Sociais Andressa Arndt e Ivonete Cordeiro. Agentes de prevenção Fernando Diego Cardoso e Igor Augusto Monteiro Pinto e a psicóloga Jaqueline Marques Moreira.

Deixe seu comentário