O presidente da Cruz Azul no Brasil, Rolf Hartmann, participou nesta quinta-feira, 01/08/2024, em Brasília, no MDS, de uma mesa de debate para tratar sobre as modalidades e serviços prestados para pessoas usuárias ou dependentes químicos e seus familiares que buscam pelos serviços ofertados por entidades de acolhimento como as Comunidades Terapêuticas e por Clínicas Especializadas em Dependência Química.
Durante o encontro, coordenado pelo Dr. Sâmio Falcão Mendes, diretor do Departamento de Apoio às Comunidades Terapêuticas – DEPAD, houve a discussão de nota técnica sobre as diferenças entre CTs e clínicas médicas especializadas. Às bases para a construção da nota técnica do DEPAD são a nota técnica nº. 13, (disponível no site da Cruz Azul: https://www.cruzazul.org.br/nota-tecnica-no-13-2023-da-cruz-azul-no-brasil-sobre-a-diferenciacao-entre-comunidades-terapeuticas-e-clinicas-especializadas-em-dependencia-quimica/ ) da Cruz Azul, que teve a colaboração da Febraci, e da Anvisa. Diversas Entidades e representantes de diversos ministérios participaram da reunião e trouxeram suas contribuições no debate. Entre elas: Ministério dos Direitos Humanos, Ministério da Saúde, Ministério da Justiça, Conselho Federal de Medicina, Associação Nacional de Psiquiatria, Anvisa, Conad, Colegiado de Presidentes de Conselhos Estaduais – COPEN, Federação Nacional de Comunidades Terapêuticas, Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas, Cruz Azul do Brasil, Federação Brasileira de Clínicas Especializadas em Dependência Química, Deputado(a)s da Frente Parlamentar de Apoio às Comunidades Terapêuticas, representada pelo Deputado Ismael dos Santos (presidente), Deputada Missionária Michele Colins, OAB Nacional, Assessoria Parlamentar e Assessoria de Participação Social do MDS, Assessoria de Comunicação e Assessoria do Gabinete do Ministro do MDS, Célia Morais do Desafio Jovem do Brasil, Roberto Brunelli da FEBRACI, Lucas Ricato Guirado da FEBRACT.
O convite para a participação do presidente da Cruz Azul no Brasil, Rolf Hartmann. no encontro foi do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (DEPAD), junto ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Abaixo fotos do encontro. Crédito das fotos: MDS.