Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Efeitos das principais drogas que agem sobre o sistema nervoso central

Em primeiro lugar salientamos que os limites entre as várias categorias não podem ser rigidamente distinguidos. Tendo isto em mente, podemos dizer que são sete os
principais efeitos das drogas:

1. SEDATIVOS: Agem no sentido de tranquilizar ou acalmar o sistema nervoso. Seus efeitos vão desde um leve relaxamento – como o provocado por alguns tranquilizantes – até o sono profundo ou mesmo o estado de coma – quando são ingeridas doses elevadas de bebida alcoólica ou barbitúricos.

2. ANESTÉSICOS: Atuam basicamente no sentido de alterar a percepção do indivíduo em relação à dor. Podem provocar o estado de inconsciência; ou bloquear o influxo nervoso da pele, dos músculos, ou de outra região qualquer que esteja sendo atingida pelo estímulo da dor.

3. ANALGÉSICOS: Também têm como função principal aliviar a dor; em vez de bloquear a percepção, porém, eles provocam a interrupção do mecanismo dador em si, provavelmente através de alguma mudança temporária fundamental no funcionamento das células nervosas do cérebro.

4. NARCÓTICOS: Assim como os sedativos, essas drogas reduzem a atividade do sistema nervoso central, dando ao indivíduo uma sensação de tranquilidade e um sono agradável, repleto de sonhos. Além disso, podem aliviar a dor de maneira muito eficiente, desempenhando assim dupla função. Incluem, basicamente, o ópio e seus derivados (como a heroína) e se caracterizam por sua capacidade de viciar o indivíduo.
5. ESTIMULANTES: Agem diretamente sobre o sistema nervoso, tornando-o mais vigilante, mais ativo. Nesse grupo incluem-se as anfetaminas, a cocaína e certas drogas caseiras, como a cafeína e a nicotina.

6. ANTIPSICÓTICOS: É um novo grupo de drogas, principalmente sintéticas, usadas no tratamento de doenças mentais graves e de psicoses.

7. ALUCINÓGENOS: Chamados às vezes de psicodélicas, essas drogas são conhecidas pelos efeitos que têm sobre a consciência e a personalidade, e pelos distúrbios mentais que provocam.

Luis Carlos Ávila – Bagé
Fonte: Biblioteca Cruz Azul no Brasil

Deixe seu comentário