Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Férias são boas: mas precisariam ser todos os dias, durante todo o ano!

Você deve estar pensando que é loucura ter férias por mais de 30 dias, ou durante um ano todo. Talvez não, e por isso quero refletir este assunto com você, durante os meus dias de férias, que estou usufruindo agora.
Eu ouço muitas frases como estas: “Não vejo a hora de pegar minhas férias”. “Férias, férias…não aguento mais esta tensão, stress…”. “Não consigo mais ouvir o som das mensagens de WhatsApp….preciso me desligar”. E, ainda: “Só de pensar que na semana que vem volto ao trabalho, já estou tenso, ansioso, preocupado”. “Não sei se consigo voltar ao trabalho, tamanha minha ansiedade, preocupação”.


A mesma coisa percebo nas crianças e adolescentes, quando das férias escolares, com frases muito parecidas. E aí faço a pergunta: as férias conseguem de fato nos fazer desligar, tirar a tensão, o stress, descansar o corpo e a mente, nos revigorando para um novo ano de trabalho. Na minha experiência vejo que nem sempre é possível, mesmo que sejam de 30 dias, ou mais. Ainda mais se você faz parte do grupo de pessoas que tem uma agenda cheia, muitas atividades e responsabilidades diferentes ao mesmo tempo, ausências de casa, viagens, etc. Ao estar dando aula pela Cruz Azul no Brasil ano passado, ao conversamos em sala sobre agenda, compromissos, tensões com equipe, um dos alunos desabafou: “professor Egon, só de ouvir o som do meu Watts eu quase entro em crise de ansiedade. Eu preciso de férias, e este ano vou tirar elas”. Ao me solidarizar com ele naquele momento em sala de aula, me veio a mente e compartilhei com a turma: “nós precisamos de pequenos momentos de férias todos os dias”. Esta minha sugestão momentânea, voltou a minha mente neste período de férias. Cheguei a algumas reflexões.


Mesmo que usufruamos das nossas férias, que são extremamente necessárias, se não aproveitarmos estes momentos para refletir sobre o que precisa mudar em nossa rotina, mudar em nossa agenda, mudar em nossa forma de trabalhar, tomarmos atitudes que vão ter consequências no meu trabalho e na minha vida familiar, continuaremos a viver nesta tensão, com a crença que as férias vão nos recuperar emocionalmente e fisicamente. Assim percebo que precisamos ter momentos de férias todos os dias, todas as semanas, todos os meses. Ou seja, momentos do nosso dia-a-dia que nos fazem desansar, desligar, nos motivar, nos revigorar.


Mas, que momentos poderiam ser estes? Onde ao final do dia de trabalho, tenho a boa ansiedade de chegar em casa para usufruir? Claro, cada um tem os seus. Mas, lanço algumas sugestões que podem nos motivar e inspirar: ter e cuidar da horta/pomar (pode ser alguns vasos na varanda do apartamento); assistir a série favorita; a janta semanal, quinzenal ou mensal com o cônjuge; ler um livro (se começa e o mesmo é bom….); fazer um artesanato; cuidar e brincar com o cachorro/gato; caminhar, correr, andar de bike (fazer parte de uma “tribo” destas); ter uma atividade semanal com os filhos; participar de um grupo de estudo bíblico; ler a bíblia; ir ao culto ou a missa semanal (imprescindível); aprender uma nova língua; planejar e economizar para uma viagem maior; fazer um voluntariado num ambiente totalmente diferente, etc.

Aproveito para destacar, que estas atividades, de lazer também promovem a prevenção ao consumo do álcool e outras drogas, onde você estará se ocupando com coisas saudáveis, prazerosas, que trazem novo horizonte.
E também, pensando em nosso trabalho, para que não continuemos neste stress, tensão e preocupação constante: Ao mudarmos nossa agenda, forma de trabalhar, adotar novas formas de fazer as coisas e até de novas tecnologias, vejo que temos a chance de termos uma agenda mais sadia, maior rendimento, uma nova motivação, etc. Claro, nesta reflexão, você pode chegar a conclusão que uma mudança de local de trabalho poderá ser a melhor decisão para o momento que você vive. E assim, termos a alegria de ir trabalhar todo dia. E nestes dias agora, não termos a crise de ansiedade de voltar das férias, pois estaremos carregando a esperança da mudança, novo desafio que vai nos ajudar e motivar.

Egon SchlüterCruz Azul no Brasil

Deixe seu comentário