Texto bíblico base: Salmo 119.105.
– (Um estudo que pode ser usado numa reunião de Grupos de Apoio Mútua Ajuda)….
Em primeiro lugar vamos refletir sobre o que o versículo bíblico está realmente falando (no seu sentido literal). Pensemos sobre as perguntas abaixo:
– Como era antigamente quando não tinha energia elétrica nas ruas?
– A Lâmpada era levada em que posição (na frente, no alto, atrás)?
– O que essa lâmpada iluminava na verdade?
Podemos fazer uma relação deste versículo com nossa vida como dependentes químicos?
– O passado, o presente e o futuro? Qual destes três tem mais importância para mim neste momento?
– Devo esquecer o passado e olhar somente para o futuro? Exemplo: É possível dirigir um automóvel sem olhar no retrovisor?
– Devo viver o agora, sem fazer projetos futuros? Exemplo: Posso caminhar numa rua movimentada sem olhar de vez em quando para a frente?
– Devo voltar sempre ao passado para descobrir o que me feriu tanto, a ponto de ter desistido de viver? É possível caminhar olhando somente para trás? Ou, dirigir um automóvel olhando apenas no retrovisor?
Na verdade todos os três (presente, passado e futuro) são importantes para minha vida.
Precisamos lembrar que um País, povo ou pessoa, que não tem história, acaba sempre repetindo os mesmos erros.
Um País, povo ou pessoa que olha somente para frente não firma bases, alicerces e termina sem estruturas;
Um País, povo ou pessoa que vive somente no presente acaba por não ter projetos. Não possui alvos que devam ser buscados, alcançados.
Ao refletirmos sobre o versículo acima veremos que tem muito a ver com a dependência química e concluiremos que precisamos avaliar nossa vida, tirar conclusões, mas, tomar cuidado para que isso não nos sufoque, desanime, mas, nos impulsione sempre para frente.
Concluiremos que se temos lâmpadas para os pés teremos a luz para o caminho. O que é a lâmpada? No versículo a lâmpada é a Palavra de Deus.
Outro aspecto a ser abordado sobre a lâmpada, é um paralelo do que já estudamos acima com o passo do A.A. que fala sobre viver o hoje (24 horas), em abstinência, e o passo que fala de fazermos um inventário moral de nossa vida e onde for possível acertar com as pessoas que erramos.
Eberhard Russ
Maria Roseli R. Avila
Cruz Azul no Brasil