Levantamento Revela Perfil das Entidades de Acolhimento Credenciadas pelo MDS

Um levantamento recente destacou o perfil das entidades de acolhimento credenciadas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). A análise mostrou que mais de 70% dos profissionais responsáveis técnicos nesses locais são assistentes sociais e psicólogos.

A Nota Técnica nº 19/2024, divulgada pelo Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas (Depad), avaliou e credenciou essas entidades, além de analisar os impactos no atendimento ao público acolhido. Este trabalho é resultado de uma parceria entre o MDS e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Núcleo de Pesquisa em Vulnerabilidade e Saúde (NAVeS), uma referência em saúde e vulnerabilidade social.

O estudo baseia-se no credenciamento previsto no Edital nº 08/2023, destinado às entidades que oferecem acolhimento residencial transitório de forma voluntária e espontânea. O principal instrumento terapêutico utilizado é a convivência tecnicamente orientada, visando resgatar a dignidade humana e promover a reinserção social. No total, 585 entidades foram habilitadas, representando 89,6% das candidaturas, o que evidencia a qualidade e conformidade das entidades participantes.

Confira abaixo a Nota Técnica nº 19/2024:

Deixe seu comentário