Nota de Esclarecimento, de Pesar e de Repúdio da CONFENACT em Relação à Identificação de Clínica Involuntária como Comunidade Terapêutica pela Imprensa Nacional

A Cruz Azul no Brasil manifesta seu total apoio à Nota de Esclarecimento, de Pesar e de Repúdio da CONFENACT em Relação à morte ocorrida em EMPRESA que atendeu pessoa com problemas em decorrência da dependência química.

A Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas – CONFENACT publicou uma Nota de Esclarecimento, Pesar e Repúdio sobre uma matéria jornalística divulgada na imprensa nacional esta semana. A matéria denunciava a morte de uma pessoa internada, vítima de maus-tratos por parte dos funcionários, em uma casa de recuperação de dependentes químicos, situada no interior de São Paulo. A notícia informava que tal instituição era uma “comunidade terapêutica”, que abrigava para tratamento da dependência química dezenas de dependentes de álcool e outras drogas.

O questionamento e o repúdio da CONFENACT não se dirigem à notícia em si, mas à interpretação, identificação e generalização de que um fato isolado e lamentável como esse aconteceria ou é comum em todas as comunidades terapêuticas do Brasil, o que não corresponde à verdade. Apenas, trata-se de um fato isolado, que não faz parte da metodologia e da proposta do movimento de comunidades terapêuticas, sendo, pelo contrário, condenável em todos os aspectos.

Outro ponto destacado na Nota de Repúdio é que a instituição onde ocorreu o terrível incidente não é uma Comunidade Terapêutica, mas sim uma empresa/clínica de tratamento involuntário, fechada, com uma proposta e um ambiente terapêutico bem diferentes dos realizados pelo movimento de comunidades terapêuticas.

Segue abaixo a íntegra da Nota de Repúdio da CONFENACT:

Deixe seu comentário