Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O que podemos aprender observando o voo dos gansos!

Quando você vê (ao vivo, em vídeo/filme, ou em imagens) gansos voando em formação de um “V”, certamente ficará curioso quanto às razões pelas quais eles escolhem voar nessa conformação. Veja algumas descobertas, interessantíssimas, feitas pelos cientistas:

1. FATO: À medida em que cada ave bate suas asas, ela cria um “vácuo” que serve de sustentação para a ave seguinte.
VERDADE: Pessoas que compartilham um objetivo comum, com um sentido de equipe, chegam ao seu destino mais depressa e mais facilmente do que se o fizessem sozinhas, por que elas se apoiam na confiança e na solidariedade umas das outras.

2. FATO: Sempre que um dos gansos sai fora de formação, ele, repentinamente, sente a resistência do ar e o atrito, ao tentar voar só, e rapidamente retorna à formação para manter a vantagem do poder de sustentação da ave imediatamente à sua frente.
VERDADE: Existe mais força, segurança e coesão em equipes, quando as pessoas vão na mesma direção compartilham um objetivo comum. do que quando atuam isoladamente.

3. FATO: Quando o ganso líder se cansa, ele se muda para trás da formação enquanto que a ave imediatamente atrás de si assume a liderança, num perfeito revezamento.
VERDADE: O revezamento é extremamente vantajoso quando se tem um trabalho árduo e, mesmo, os líderes devem se revezar.

4. FATO: Os gansos de trás grasnam para encorajar os da frente a manter o ritmo e a velocidade.
VERDADE: Cada um dos que trabalham em equipe, necessita ser reforçado com o apoio e o encorajamento para que o ritmo do trabalho não seja quebrado, atingindo-se o objetivo comum mais rapidamente, propiciando a vitória de todos.

5. FATO: Quando um adoece, deixa o grupo. Dois outros gansos saem da formação e o seguem para ajudar e protegê-lo. Eles o acompanham até a solução do problema, quando então reiniciam a jornada. Se juntam à outra formação, até que encontrem o seu grupo original.
VERDADE: Precisamos ser solidários, não só nas palavras, mas principalmente nos atos. Assim, vamos procurar nos lembrar, mais frequentemente, de dar um “grasnado” de encorajamento com amizade, respeito e lealdade!

(Autor desconhecido)
Biblioteca Cruz Azul no Brasil

Deixe seu comentário