Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto Movimento Vida – Gaspar

WhatsApp Image 2021-11-10 at 21.36.30

Este projeto, em parceria com o Município de Blumenau e o Ministério da Cidadania, através da SENAPRED - Secretaria Nacional de Cuidado e Prevenção às Drogas, nasceu no coração de nossa entidade no ano de 2018, e foi sendo construído e planejado durante o ano de 2019. Em fevereiro de 2020, finalmente começamos a execução do mesmo.
O projeto de Prevenção e Cuidado Escolar pretende atender Crianças/Adolescentes/Familiares da Rede Pública de Ensino Municipal, em situação de vulnerabilidade social que apresentam dificuldades de aprendizagem e de comportamento, devido ao contexto de uso e abuso ou tráfico de substâncias psicoativas, através de parcerias com a Secretaria de Educação da Rede Pública do Município de Blumenau, Diretores de Escolas e Coordenadores Pedagógicos vinculados aos estabelecimentos de Ensino Fundamental, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Blumenau/Diretoria de Políticas Públicas Sobre Drogas e Reintegração Social.
A implantação fundamenta-se na necessidade do olhar sistêmico-familiar, de cada aluno que apresente dificuldades e que se revela no contexto do mundo escolar. Crianças e adolescentes envolvidas no contexto do uso, abuso ou tráfico de substâncias psicoativas, seja por ele mesmo, por familiar, ou ainda alguém próximo, tem maior tendência à evasão escolar, problemas emocionais como baixa autoestima, e conflitos familiares. Todos esses aspectos, fazem com que a comunidade escolar não lhe seja mais atraente, motivadora e acolhedora.
Infelizmente, a pandemia COVID-19, chegou ao município de Blumenau em março deste ano, e com ela a paralisação das aulas em toda a rede de ensino privada e pública do município, e consequentemente, ocasionou na suspensão da execução deste projeto, em definitivo no dia 31/03/2020. A suspensão das atividades presenciais no ambiente escolar fori decretada pelo Decreto Estadual nº 50, de 17 de março de 2020 e pelo Decreto municipal nº 12.589, de 17 de março de 2020, a partir do dia 19/03/2020, estando até a presente data suspensas sem previsão de retorno. Com esta determinação legal, que foi confirmada pela Prefeitura de Blumenau, a equipe contratada para execução do projeto foi desligada, na expectativa de retomada das atividades e assim, a recontratação da mesma.
A Cruz Azul, tem pensado em alternativas de poder auxiliar o município e a rede de ensino através deste projeto sem perder seu objeto, mas de qualquer modo, quando a rotina escolar for restabelecida, estaremos a postos para poder retomar a execução deste trabalho, que trará muitos benefícios para os alunos da rede municipal de ensino de Blumenau.