Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Professor e Pastor Galdino Moreira Filho, um dos pioneiros na implantação da proposta de Comunidade Terapêutica no Brasil. Fundador e Diretor do Desafio Jovem de Brasília

O professor e Pastor Galdino Moreira Filho, fundador e diretor por muitos anos do Desafio Jovem de Brasília, pioneiro no trabalho de comunidades terapêuticas no Brasil, faleceu na manhã desta sexta-feira, 13 de janeiro de 2023, em Brasília.

O Pastor Galdino, foi um homem que dedicou a sua vida em prol da sociedade e do povo de Brasília e Distrito Federal, e por extensão, também muito trabalhou na implantação da proposta de tratamento para usuários de álcool e outras drogas, via comunidades terapêuticas em Brasília, e em muitas outras cidades do Brasil.

O Pastor Galdino era formado em Ciências Sociais, com curso de pós-graduação em Antropologia pelo Museu Nacional. Formou-se também em Teologia, fez alguns cursos de extensão nos Estados Unidos, tendo sido consagrado Pastor em 1978. Atuou como Professor por mais de quarenta anos em diversas instituições de ensino no País. Na carreira política foi vereador e Presidente da Câmara Municipal de Londrina, PR. Em 1972, morando em Brasília fundou o Desafio Jovem de Brasília, que tem sido mais do que um simples ministério, transformando e revolucionando o conceito de recuperação de dependentes químicos em todo o Brasil. O Pastor Galdino fez história; ele é a própria história do Desafio Jovem de Brasília e do Brasil. As primeiras pesquisas a respeito das drogas em Brasília, nos anos 70, foram realizadas pelo próprio Pastor Galdino. Participou de vários seminários, fóruns e congressos no Brasil e no exterior, como ouvinte ou palestrante. Criou e desenvolveu na região de Brasília diversos projetos de prevenção ao uso e abuso às drogas. Fundador e Presidente da FETEB – Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas do Brasil. Foi cidadão honorário e benemérito de diversas cidades do Brasil, entre elas, de Brasília e Rio de Janeiro. Membro, diretor e fundador de diversas outras entidades evangélicas, OSC e do Terceiro Setor no Brasil. Autor de vários livros evangélicos e na área da dependência química.

UM POUCO DE HISTÓRIA:

ENCONTRO COM O PASTOR DAVID WILKERSON e o DESAFIO DE FUNDAR E ADMINISTRAR UMA COMUNIDADE TERAPÊUTICA EM BRASÍLIA…

No dia 09 de setembro de 1972, durante a Comissão de Brasília para a visita do Pastor David Wilkerson, o Professor Galdino Moreira Filho revelou aos presentes naquela Comissão o desejo há muito alimentado em seu coração de fundar em Brasília uma instituição de recuperação de dependentes de substâncias psicoativas, resultado de um sonho persistente que tivera sobre ajudar pessoas em situação de dependência química. Considerando esses sonhos como um chamado de Deus, aproveitou a vinda do Pastor David Wilkerson ao Brasil e o fato de que as autoridades brasileiras estavam preocupadas com o aumento no consumo de drogas no país e convidou vários líderes para se unirem a ele para uma tomada de decisão que pudesse colaborar com as iniciativas no governo. Apresentou a esses líderes um esboço de Estatuto por ele elaborado, o qual foi baseado na experiência da Missão Jovem, de Juiz de Fora, MG. Naquele primeiro encontro com o Pr. David Wilkerson, ele estava acompanhado de outro grande líder e evangelista, o Pastor Bernardo Johnson. O Pastor David Wilkerson disse ao professor Galdino: “Deus me mostrou o senhor, assim que meu avião descia, dizendo que o irmão seria o homem escolhido para realizar este trabalho de recuperação em Brasília e no Brasil”.

Em uma das dependências da Igreja de Cristo, localizada na cidade de Brasília, esses líderes se reuniram no dia 30 de setembro de 1972, com o objetivo de fundar uma entidade especializada na recuperação de jovens dependentes de drogas psicotrópicas. Estavam presentes à reunião lideranças evangélicas da cidade, dentre os quais o Professor Galdino Moreira Filho, autoridades locais e outras personalidades imbuídas no mesmo propósito de salvar vidas. Nessa reunião foi fundado o Desafio Social de Brasília, que em 1974 mudou para Desafio Jovem de Brasília. O Professor Galdino Moreira Filho foi eleito presidente. Deu-se início ao trabalho de recuperação e acolhimento de dependentes químicos em Brasília, expandindo-se depois para todo o Brasil.

A Igreja de Cristo cedeu um espaço no centro comercial Gilberto Salomão em Brasília, onde foi instalada a sede provisória da Instituição, até junho de 1974, quando foi transferida para o atual endereço na Asa Norte.

Em uma residência cedida pelo professor Esaú de Carvalho, na cidade satélite Park Way, foram realizados os primeiros acolhimentos. Havia uma equipe de voluntários que cuidava de todos os trabalhos na residência comunitária.

Hoje o Desafio Jovem de Brasília (http://desafiojovem.bsb.br/) atende diversos públicos (masculino e feminino) em torno do Distrito Federal.

É a primeira Comunidade Terapêutica do Distrito Federal e a terceira do Brasil. Tem em seus registros mais de 11.000 pessoas efetivamente tratadas. Possui em seu quadro de profissionais e voluntários técnicos qualificados e especializados no tratamento da dependência química.

Possui capacidade para acolher 50 homens em sua unidade residencial e atender familiares em grupos de ajuda e ambulatorialmente, gratuitamente.

 A direção atual da entidade é de Célia Moraes e do Pastor Lindemberg Boechat, que por meio de árduo trabalho, dedicação total e grande amor acolhem e reabilitam centenas de pessoas dependentes do álcool e outras drogas.

Deixe seu comentário