Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Revista Cruz Azul Online – Número 19

Quando visitamos um lugar ou cidade, ou mesmo ao passear por aquele lugar em que vivemos, nos deparamos com seus centros comerciais, indústrias, parques, arquitetura, belezas e detalhes que encantam e nos incentivam a guardar lembranças e fotos daquela viagem ou visita. Dada a estrutura e formação dos centros urbanos e periféricos, é difícil olhar para os problemas sociais ali existentes os quais desafiam as equipes de programas sociais dos municípios. Entre eles está a existência de moradores em situação de/na rua, que acabam sendo marginalizados da sociedade, vivendo à parte do funcionamento social das cidades. Em consequência a exclusão social vivenciada, muitos recorrem ao uso de drogas.

A revista Cruz Azul “Online”, preocupada com essa realidade social, de muitas cidades, apresenta um artigo – resultado de pesquisa empírica – que trata do “Perfil dos moradores de rua de Blumenau e a dependência química”. Objetiva analisar o perfil dos usuários de um abrigo público da cidade, sua relação com a dependência química, os fatores condicionantes de vida e as determinantes influenciadoras da não conclusão do Plano Individual de Atendimento (PIA) pelos usuários do Programa.

O segundo artigo analisa e discute a “adesão ao tratamento de usuários de álcool e outras drogas”. Considerando a dificuldade do dependente químico em buscar e manter-se no tratamento, a autora pesquisou quais intervenções que favorecem ou ajudam o usuário de álcool e outras drogas no sentido de aderir ao tratamento, propiciando a mudança no estilo de vida e alcançando a sobriedade. A pesquisa ainda, se propõem a aperfeiçoar estratégias que venham a beneficiar o dependente na manutenção do tratamento.

Como terceiro artigo, um texto que aborda o futuro das comunidades terapêuticas diante do atual público alvo e das novas drogas. Trata-se de um estudo de caso, de cunho qualitativo, teórico/empírico e exploratório que apresenta o perfil dos usuários de uma comunidade terapêutica, bem como tipos e características das drogas que os levaram a procurar acolhimento numa casa de reabilitação. Como contribuição final o autor apresenta alguns desafios futuros às comunidades terapêuticas, dentre eles, a necessidade de se buscarem novos paradigmas de acolhimento.

Tenha uma excelente leitura!

Cruz Azul no Brasil

Luis Carlos Ávila

Editor

E-mail: publicacoes@bagecruzazul

Deixe seu comentário