Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como a droga prejudica a vida profissional. A falsidade sobre o uso medicinal

Foto de autoria de Samara Miranda, publicado no Portal Globo.com/GE

Infelizmente é um caso típico de como o consumo de drogas, que além de prejudicar a saúde física e mental, afeta negativamente a vida profissional dos usuários, sendo um grande prejuízo em todas as áreas. Ao mesmo tempo é importante que a pessoa em uso ou com a doença da dependência química precisa de apoio e ajuda.

Este também é um caso típico da falsidade que é usada com o argumento de que a maconha (planta) fumada ou outra forma de consumo é medicinal. Assim como outros medicamentos, remédios feitos a partir de drogas, somente é medicinal a extração, isolamento de substância específica para produção dos mesmos, e sob prescrição médica.

Clube de futebol brasileiro Remo comunicou saída do jogador Rafael Silva por justa causa, nessa semana. O motivo foi que o atacante foi flagrado fumando, na varanda de seu apartamento, uma substância semelhante a maconha. Questionado sobre tal comportamento o jogador alegou que tem uma lesão de grau II na coxa direita, e que como tratamento dessa contusão ele faz uso de medicamento a base de “canabidiol”. O canabidiol (CBD) é uma substância química da planta Cannabis sativa. Essa planta, que contém mais de 80 produtos químicos denominados canabinoides, também é chamada de maconha ou cânhamo. Os dois ingredientes principais na cannabis são o tetraidrocanabinol (THC) e o CBD.

Importante lembrar que o uso da “maconha pode desenvolver surto psicótico, uma doença crônica, incapacitante, com grande prejuízo para o indivíduo, e para a sua família“. A maconha antecipa esses quadros psicóticos segundo estudo do The American Journal of Psychiatry.

O surto psicótico altera o estado mental do indivíduo de forma que ele torna-se incapaz de dissociar a realidade de suas próprias percepções, ou seja, um paciente em estado de surto psicótico pode apresentar:

📌 alucinações,

📌 ideias delirantes,

📌 visões ou sensações que não existem,

📌 discursos confusos,

📌 sinais de ansiedade,

📌 choro descontrolado,

📌 agressividade.

Fonte: Remo comunica saída de Rafael Silva por justa causa, após atacante ser flagrado fumando | remo | ge (globo.com)

The Epidemiology of DSM-5 Cannabis Use Disorders Among U.S. Adults: Science to Inform Clinicians Working in a Shifting Social Landscape. In.: The American Journal of Psychiatry. Junho/2016. Acesso em: 23 jun 2023. Disponível em: https://ajp.psychiatryonline.org/doi/10.1176/appi.ajp.2016.16030314

Deixe seu comentário