Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

História da Cruz Azul

A Cruz Azul no Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, voltada para a promoção da VIDA, sem drogas, reconhecida como Centro de Referência em Dependência Química (CEREDEQ), pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED, ligada ao Ministério da Cidadania do Brasil.

O movimento Cruz Azul teve início no Brasil em 1982, na cidade gaúcha de Panambi,  por meio de Grupos de Apoio (para dependentes químicos e seus familiares codependentes). No ano seguinte, em 1983, também em Panambi, RS, foi fundada a primeira comunidade terapêutica (CT) da rede Cruz Azul, ligada diretamente à International Blue Cross – IBC (https://www.internationalbluecross.org/index_eng.html). A segunda comunidade terapêutica sob o programa da Cruz Azul Internacional foi fundada em 1989, o Centro de Recuperação Nova Esperança – CERENE de Blumenau, SC. A CT Feminina  Renascer foi a  terceira comunidade fundada, em 1995, em Ituporanga, SC. (Atualmente a mesma faz parte da Rede do CERENE). Depois dessa, e a partir da fundação da Federação Nacional da Cruz Azul no Brasil, outras comunidades terapêuticas se filiaram e estão se filiando a rede Cruz Azul no Brasil.

Com sede nacional na cidade de Blumenau, SC, a Cruz Azul no Brasil foi fundada em 23 de junho de 1995, como Federação Nacional, e desde então é filiada à Cruz Azul Internacional (International Blue Cross – IBC <https://www.internationalbluecross.org/index_eng.html>.

É uma entidade cristã interdenominacional, que realiza seu trabalho por meio de seus programas de atendimento, prevenindo, tratando e apoiando pessoas atingidas, direta e indiretamente, pelo uso, abuso e dependência do álcool e outras drogas. Os serviços são prestados a qualquer pessoa que necessite, sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidade, estado civil, profissão, credo religioso ou político.

Todo o trabalho desenvolvido na Cruz Azul no Brasil é orientado e inspirado nas ações desenvolvidas pela IBC e pelo trabalho da Cruz Azul na Alemanha (Blaues Kreutz in Deutschland – www.blaues-kreuz.de), que também é uma grande parceira na promoção da VIDA, sem drogas.

A IBC (https://www.internationalbluecross.org/index_eng.html) foi fundada em Genebra, na Suíça, em 1877, e, atualmente, a sede localiza-se em Berna, também na Suíça, Europa. A instituição reúne organizações-membro em 38 países, representando quatro continentes. Destaca-se pela sua abordagem holística, ou seja, pela sua visão de “ser humano integral” que inclui, em todos os seus cuidados, os aspectos físicos, psicológicos, espirituais e sociais. A IBC possui, além da Assembleia Geral, uma diretoria administrativa – denominada de “Comitê de Rede” (Network Committee) – e uma Secretaria Executiva que apoia, capacita e desenvolve o trabalho das organizações-membro.

Para a VIDA, sem drogas.

A Cruz Azul no Brasil, fundada em 23 de junho de 1995, é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Blumenau, Santa Catarina, filiada a Cruz Azul Internacional presente em mais de 38 países. Seus serviços e programas de atendimento destinam-se a todas as pessoas, sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidade, estado civil, profissão, credo religioso ou político.

Número de beneficiados por ano: 58mil+

Cruz Azul no Brasil

O nosso foco é a família

Seu foco está em ajudar dependentes químicos, seus familiares e outras pessoas afetadas de forma direta ou indireta. Busca a prevenção e acolhimento das pessoas através dos trabalhos de prevenção, reuniões de grupos de apoio (mútua ajuda), capacitação de multiplicadores sociais, publicação e divulgação de informativos e a construção de políticas públicas de qualificação e ampliação da rede de atendimento.

Realiza também a assessoria e apoio às Comunidades Terapêuticas – CTs e outras entidades que atendem pessoas dependentes e seus familiares, sendo também uma Federação de CTs.

Seus trabalhos têm como base a fé no Deus Triúno, conforme o testemunho de toda Sagrada Escritura (Bíblia Judaico-Cristã), aliado ao conhecimento técnico, científico e empírico.

De caráter civil privado, é uma entidade sem fins lucrativos (filantrópica), cujos membros professam Jesus Cristo, como seu Senhor, Salvador e Libertador pessoal, e têm como princípio abster-se de bebidas alcoólicas e outras drogas em solidariedade às pessoas dependentes.

Nossa Missão

Promover a vida:

Nossa Visão

Ser referência na área do Álcool e outras drogas:

Valores

  1. Crença no poder salvífico e transformador de Jesus Cristo e na capacidade de mudança do ser humano;
  2. Abstinência como sinal de apreço e solidariedade, instrumento efetivo de acolhimento, tratamento, prevenção e qualidade de vida;
  3. Movimento em rede de inclusão e mútua ajuda;
  4. Educação continuada e inovação;
  5. Ética e transparência.




Cadastros e Registros

Municipais

Estaduais

Prêmios e certificações

Municipais

Estaduais

Federais