Quem Somos

História da Cruz Azul

A Cruz Azul no Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, voltada para a promoção da VIDA, sem drogas, reconhecida como Centro de Referência em Dependência Química (CEREDEQ).

O movimento Cruz Azul teve início no Brasil em 1982, na cidade gaúcha de Panambi,  por meio de Grupos de Apoio (para dependentes químicos e seus familiares codependentes). No ano seguinte, em 1983, também em Panambi, RS, foi fundada a primeira comunidade terapêutica (CT) da rede Cruz Azul, ligada diretamente à International Blue Cross – IBC. A segunda comunidade terapêutica, fundada em 1989, foi o Centro de Recuperação Nova Esperança – CERENE de Blumenau, SC. A CT Feminina  Renascer foi a  terceira comunidade fundada, em 1995, em Ituporanga, SC. Depois dessa, e a partir da fundação da Federação Nacional da Cruz Azul no Brasil outras comunidades terapêuticas se filiaram e estão se filiando a rede Cruz Azul. 

Com sede nacional na cidade de Blumenau, SC, a Cruz Azul no Brasil foi fundada em 23 de junho de 1995, e desde então é filiada à IBC.

É uma entidade cristã interdenominacional, que realiza seu trabalho por meio de seus programas de atendimento, prevenindo, tratando e apoiando pessoas atingidas, direta e indiretamente, pelo uso, abuso e dependência do álcool e outras drogas. Os serviços são prestados a qualquer pessoa que necessite, sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidade, estado civil, profissão, credo religioso ou político.

Todo o trabalho desenvolvido na Cruz Azul no Brasil é orientado e inspirado nas ações desenvolvidas pela IBC e pelo trabalho da Cruz Azul na Alemanha (Blaues Kreutz in Deutschland), que também é uma grande parceira na promoção da VIDA, sem drogas.

A IBC foi fundada em Genebra, na Suíça, em 1877, e, atualmente, a sede localiza-se em Berna, também na Suíça, Europa. A instituição reúne organizações-membro em 38 países, representando quatro continentes. Destaca-se pela sua abordagem holística, ou seja, pela sua visão de “ser humano integral” que inclui, em todos os seus cuidados, os aspectos físicos, psicológicos, espirituais e sociais. A IBC possui, além da Assembleia Geral, uma diretoria administrativa – denominada de “Comitê de Rede” (Network Committee) – e uma Secretaria Executiva que apoia, capacita e desenvolve o trabalho das organizações-membro.

Para a VIDA, sem drogas.

Fundada em 1877 em Genebra, Suíça, a Cruz Azul no Brasil é um trabalho social cristão diacrônico presente em mais de 38 países. Seus serviços e programas de atendimento destinam-se a todas as pessoas, sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidade, estado civil, profissão, credo religioso ou político.

Número de beneficiados por ano: 58mil+

Cruz Azul no Brasil

O nosso foco é a família

Seu foco está em ajudar dependentes químicos, seus familiares e outras pessoas afetadas de forma direta ou indireta. Busca a prevenção e acolhimento das pessoas através dos trabalhos de prevenção, reuniões de grupos de apoio (mútua ajuda), capacitação de multiplicadores sociais, publicação e divulgação de informativos e a construção de políticas públicas de qualificação e ampliação da rede de atendimento. 

Realiza também a assessoria e apoio às Comunidades Terapêuticas – CTs e outras entidades que atendem pessoas dependentes e seus familiares, sendo também uma Federação de CTs. 

Seus trabalhos têm como base a fé no Deus Triúno, conforme o testemunho de toda Sagrada Escritura (Bíblia Judaico-Cristã), aliado ao conhecimento técnico, científico e empírico. 

De caráter civil privado, é uma entidade sem fins lucrativos (filantrópica), cujos membros professam Jesus Cristo, como seu Senhor, Salvador e Libertador pessoal, e têm como princípio abster-se de bebidas alcoólicas e outras drogas em solidariedade às pessoas dependentes.

Prêmio X
Descrição do prêmio X
Prêmio X
Descrição do prêmio X
Prêmio X
Descrição do prêmio X
Prêmio X
Descrição do prêmio X
Prêmio X
Descrição do prêmio X
Prêmio X
Descrição do prêmio X
Prêmio X
Descrição do prêmio X

Nossa Missão

Promover a vida:

  • Sem álcool e outras drogas, visando ao bem-estar individual, familiar e social;
  • Com a inclusão, a mútua ajuda e a abstinência;
  • Com ações inovadoras de prevenção, acolhimento, tratamento, reinserção social, apoio e educação continuada;
  • Acreditando na capacidade de mudança do ser humano:
  • Fundamentando-se no poder salvífico e transformador de Jesus Cristo

Nossa Visão

Ser referência na área do Álcool e outras drogas:

  • Como movimento cristão de inclusão, mútua ajuda e abstinência, reconhecido por sua visão de ser humano integral;
  • Em prevenção;
  • Em educação continuada, conhecimento e inovação;
  • Em rede de acolhimento e atendimento individual e familiar, de grupos de mútua ajuda e de comunidades terapêuticas;
  • Em políticas públicas, assessoramento, defesa e garantia de direitos.

Valores

  1. Crença no poder salvífico e transformador de Jesus Cristo e na capacidade de mudança do ser humano;
  2. Abstinência como sinal de apreço e solidariedade, instrumento efetivo de acolhimento, tratamento, prevenção e qualidade de vida;
  3. Movimento em rede de inclusão e mútua ajuda;
  4. Educação continuada e inovação;
  5. Ética e transparência.

Cadastros e Registros

Municipais

  • Inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS de Blumenau, SC, desde 10 de dezembro de 1999; 
  • Inscrita no Conselho Municipal de Criança e do Adolescentes – CMDCA de Blumenau, SC, desde 07 de novembro de 2013;
  • Inscrita no Conselho Municipal de Saúde – CMS de Blumenau, SC, desde 01 de março de 2016;
  • Inscrita no Conselho Municipal de Políticas Públicas Sobre Drogas – COMEN de Blumenau, SC, desde 24 de fevereiro de 2016.

Estaduais

  • Entidade credenciada na área da prevenção, grupos de apoio e mútua ajuda, educação continuada, atendimento psicossocial ambulatorial, assessoria e defesa de direitos junto à SENAPRED – Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, em 19/07/2019, com base na Portaria 563/2019 do Ministério da Cidadania;
  • Cadastrada na Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (SENAD), em 25 de abril de 2002, de acordo com a Portaria nº 04, de 13 de novembro de 2000, publicada no Diário Oficial da União, de 14 de novembro de 2000

Prêmios e certificações

Municipais

  • Prêmio Mérito Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Gaspar, SC, recebido no dia 14/12/2018, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados às pessoas em vulnerabilidade social.

Estaduais

  • Em 2015, 2016, 2018 e 2019 recebeu o PRÊMIO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL concedido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, pelos relevantes investimentos sociais realizados em favor da comunidade;
  • Homenagem de Honra da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, em 25/02/2019, pela luta no combate às drogas e pelas conquistas de espaços históricos nacionalmente em prol da sociedade.

Federais

  • Certificado de Empresa Cidadã, pelas informações sociais, ambientais e contábeis apresentadas em Relatório de Atividades 2019, concedido à nível nacional, pelo Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRC-RJ), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e pela Federação do Comércio de Bens e Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, em 17 de dezembro de 2020;
  • Certificado de Reconhecimento de Centro de Referência em Dependência Química – CEREDEQ das Organizações da Sociedade Civil que atuam na área de dependência do álcool e outras drogas, concedido pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED, nos termos da Portaria nº 437 de 13 de julho de 2020;
  • Certificado de qualidade de cursos de capacitação para profissionais de CTs, com base na Portaria 564/2019, concedido pela SENAPRED em 16/09/2019, para os cursos de Coordenador e Monitor de CT e DQ e Aperfeiçoamento em CT e DQ;
  • Troféu Destaque – Comunidades Terapêuticas ‘50 anos salvando vidas’, concedido em 2019 pela Frente Parlamentar Mista em Defesa das Comunidades Terapêuticas e APACS do Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal);
  • Reconhecimento de Mérito dos cursos e seminários da Cruz Azul no Brasil, 2017/2018, pela SENAD – Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas;
  • Em 2003 recebeu como reconhecimento do seu trabalho o “Diploma de Mérito pela Valorização da Vida”, concedido pela então SENAD (Secretaria Nacional de Políticas Públicas Sobre Drogas) às entidades e/ou pessoas que se destacam na área da dependência química.