Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como uma pessoa começa a usar drogas?

As motivações e fatores que podem fazer uma pessoa a vir usar algum tipo de drogas são diversas, tais como a curiosidade, influências de amigos ou querer fazer parte de um grupo, dificuldades ou falta de habilidade de lidar com problemas, perdas, dificuldades ou tristezas, ganhos, alegrias, sucesso, etc… Importante também sublinhar que o consumo de drogas e álcool também está relacionado a cultura, estilo de vida, esporte que se pratica, lugares que se frequenta. Até a relação com o trabalho promove o uso de álcool, e muitas vezes drogas, como cocaína, maconha e outras, em eventos e festas, que em sua maioria estão relacionados a padrões de consumo de álcool e outras drogas.


Muitas pessoas tem um uso de drogas periódico, isto porque ela até então tem lhe dado sensações de prazer ou porque faz parte da sua vida social ou cultural. Trata-se de um uso “recreativo” e aparentemente controlado, mas que a qualquer momento pode tornar-se em dependência crônica, caracterizada por comportamentos impulsivos e recorrentes de utilização de uma determinada substância para obter a sensação de bem-estar e de prazer, aliviando sensações desconfortáveis como ansiedade, tensões, medos, entre outras.


Algumas pessoas usam mais do que uma droga ao mesmo tempo – isso é conhecido como “policonsumo de drogas”. A mistura de drogas pode ser perigosa por causa da conjugação dos efeitos e efeitos secundários. Isso inclui a mistura de drogas ilegais com drogas legais, tais como o álcool ou medicação. Por exemplo, tomar álcool com cocaína aumenta o risco de ritmo cardíaco irregular, ataques cardíacos e até a morte.
Enfim, o início é quase sempre igual: um amigo, um colega de aula, um namorado (a) oferecem a droga. Eles tentam lhe convencer dizendo que usar drogas é ficar numa boa, é fazer uma viagem com altas aventuras, curtindo todas sem problemas. Só que se esquecem de dizer que no fundo de seu coração o quanto eles se sentem infelizes e que são escravos das drogas.
Não há respostas fáceis aos problemas causados pelo uso da droga, mas conhecer os fatores e motivações que levaram a pessoa a tal decisão de usá-las pode ajudá-lo a lidar com os problemas do álcool e outras drogas.

Luis Carlos Ávila
Fonte: Biblioteca Cruz Azul no Brasil

Deixe seu comentário