A comunidade Terapêutica Novo Rumo Casa de Recuperação de Gaspar, SC, filiada a Rede Cruz Azul no Brasil, completou nesta segunda-feira seus 25 anos de fundação. Ela foi constituída no dia 07/12/1998, a partir de uma Assembleia Geral de Constituição, com a presença de com 27 membros, (entre eles 07 dependentes, 08 familiares destes e, 12 outras pessoas. Porém, sua data de fundação oficial é o dia 18 de dezembro de 1998, quando ela foi devidamente registrada e recebeu seu CNPJ, como associação civil, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado,
A sede e foro da Comunidade Terapêutica é na rua Arnoldo Carlos dos Santos, 1400, Bairro Arraial do ouro, município de Gaspar, SC, localizada num terreno de 17.800 metros quadrados.
A iniciativa e liderança desde a fundação, como membros fundadores, foram do casal Marina Hostins Hausmann (“in memorian”) e Gert Ingo Hausmann), ajudados e apoiados por seu filho Rafael Hausmann.
Com o falecimento prematuro da Marina (por COVID, em 2019) a direção dos trabalhos diários da Comunidade continua pelo Gert e o Rafael. Paralelamente, em recente Assembleia Geral, foi empossada a nova Diretoria que administra a Comunidade Terapêutica, tendo como Presidente o Missionário Marcos Mey; Vice_Presidente, Elcido Schluter; 1ª Secretária, Cristiane L. N. Tribess; 2º Secretário, Sérgio Sanches; 1º Tesoureiro, Jorge M. Bublitz; 2º Tesoureiro, Adilson Reinhold. Conselheiros: Maria R. R. Avila; Dilceu Pabst; Gert I. Hausmann; Conselho Fiscal: Clóvis Baade, Roberto Lewin.
Pela Comunidade Terapêutica Novo Rumo já passaram centenas de acolhidos, dos quais muitos estão muito bem e reinseridos em sua comunidade local. Ela tem como objetivo atuar na reabilitação física, psíquica, espiritual, emocional, na reinserção social e no exercício da cidadania de forma autônoma de pessoas do sexo masculino, dependentes de Substâncias Psicoativas – SPA (álcool e outras drogas), dos seus familiares e ou responsáveis, segundo modelo psicossocial de comunidade terapêutica. Atualmente possui seis colaboradores contratados e sete voluntários (estes) em horários diversos, formando uma equipe de atendimento multiprofissional e especializada em questões do acolhimento e tratamento de problemas de álcool e outras drogas.
A capacidade de acolhimento do Novo Rumo é de 30 pessoas, para um período de acolhimento de 06 a 09 meses em regime de internato. Possui convênios com o Programa Estadual do Reviver e com o Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas – DEPAD da Secretaria Executiva do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Governo Estadual.
O telefone de contato do Novo Rumo, Comunidade Terapêutica é (47) 99909-5637 ou 47 99641-0550 (whatsapp). E-mail: casanovorumo@gmail.com
COMEMORAÇÃO DOS 25 ANOS
Durante o meio-dia desta segunda-feira aconteceu um almoço festivo nas dependência da Comunidade Terapêutica, do qual participou a direção da casa, Diretoria, acolhidos, autoridades do município de Gaspar: Ciro Quintino, presidente da Câmara de Vereadores, Santiago Martin Navia, Secretário Municipal de Saúde, representando o Prefeito de Gaspar, Salésio Antonio “Nei” da Conceição, Secretário Municipal de Assistência Social – que fizeram uso da palavra saudando os 25 anos do Novo Rumo; e amigos da Entidade. Na oportunidade houve diversas manifestações, entre elas do fundador da CT Gert Ingo Hausmann, do Secretário Executivo do Centro de Recuperação Nova Esperança – CERENE, parceiro do Novo Rumo, do presidente Marcos Mey (também Presidente do CERENE e Vice-Presidente do CONEN/SC) e do presidente da Cruz Azul no Brasil, Rolf Hartmann, o qual entregou uma planta ao Gert I. Hausmann, simbolizando o verde esperança e o cuidado/amor com cada acolhido na comunidade.