Coordenadora da Área de Prevenção da Cruz Azul, Alana Sieves Wendhausen, participa em Brasília de Oficinas em Prevenção ao uso de Álcool e Outras Drogas, promovidas pela SENAPRED e UNODC

A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realizaram no último dia 29 de novembro de 2022, a primeira sessão online da Oficina de Formação em Prevenção EUPC – European Prevention Curriculum, ao uso e abuso de álcool e outras drogas.

A formação online, realizada no âmbito do Projeto de Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (SINAP), é uma cortesia do Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência (OEDT) e da European Society for Prevention Research (EUSPR). Ao todo, já foram realizado cinco encontros formativos online, facilitados pelos european master trainers Gregor Burkhart e Larissa Nobre Sandoval.

Antes do encontro presencial em Brasília houve vários online, entre os participantes da Oficina de Prevenção promovida pela SENAPRED e UNODC.

Segundo o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, é muito importante o Brasil participar deste projeto de atuação conjunta e cooperação internacional em prol da prevenção no Brasil.

“Temos trabalhado juntos em diversas ações de enfrentamento às drogas e na construção do Sistema Nacional de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, o SINAP. Temos feito acordos de cooperação técnica com o UNODC e parcerias com o PNUD em ações de redução de demanda de drogas nas mais variadas frentes. São programas articulados, baseados em evidência”, pontuou.

Como parte desses esforços, o objetivo da formação EUPC é iniciar o processo de adaptação do currículo de treinamento sobre prevenção voltado a gestores, que se somará a outros programas de prevenção já adaptados ao contexto do país, como o Elos, #TamoJunto e Famílias Fortes.

“Programas de prevenção são eficazes quando respondem às demandas da comunidade, envolvem todos os atores relevantes e são baseados em evidência científica. Já apoiamos o governo brasileiro no passado no processo de identificação e adaptação ao contexto nacional de programas de prevenção voltados aos ambientes escolar e familiar, portanto este, com enfoque em gestores, poderá se somar aos demais ampliando o leque de possibilidades para as ações de prevenção de forma sistêmica”, afirma Nara de Araújo, Oficial de Ligação do UNODC.

Além de representantes da SENAPRED e do UNODC, as sessões formativas reúnem representantes da gestão, da área acadêmica e outros profissionais que atuam no campo, como membros de forças policiais, entre outros. Entre eles, está a Coordenadora  da Área de Prevenção da Cruz Azul no Brasil, Alana Sieves Wendhausen, que viajou nesta quarta-feira para Brasília para participar de encontros e reuniões presenciais da oficina em Prevenção EUPC – European Prevention Curriculum.

O foco deste encontro presencial em Brasília, nos dias 15 e 16 de dezembro, será a adaptação cultural e de contexto do curso e do manual EUPC, de forma que seja aplicável para a realidade brasileira. Também serão discutidas questões estratégicas importantes para garantir a qualidade e o padrão dos cursos EUPC.

O currículo europeu de prevenção (EUPC) foi projetado especificamente para fornecer conhecimentos essenciais de prevenção a representantes da gestão sobre as intervenções e abordagens comprovadamente eficazes de prevenção. “O objetivo do EUPC é de “sacudir” os sistemas de prevenção e dar impulsos para a sua inovação em vez de alinhar a prevenção à situação existente de um país”, explicou Gregor Burkhart, um dos facilitadores da formação. 

Deixe seu comentário