Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Coordenadora da Área de Prevenção da Cruz Azul, Alana Sieves Wendhausen, participa em Brasília de Oficinas em Prevenção ao uso de Álcool e Outras Drogas, promovidas pela SENAPRED e UNODC

A Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) realizaram no último dia 29 de novembro de 2022, a primeira sessão online da Oficina de Formação em Prevenção EUPC – European Prevention Curriculum, ao uso e abuso de álcool e outras drogas.

A formação online, realizada no âmbito do Projeto de Apoio à Implantação do Sistema Nacional de Prevenção do Uso de Álcool e Outras Drogas (SINAP), é uma cortesia do Observatório Europeu de Drogas e Toxicodependência (OEDT) e da European Society for Prevention Research (EUSPR). Ao todo, já foram realizado cinco encontros formativos online, facilitados pelos european master trainers Gregor Burkhart e Larissa Nobre Sandoval.

Antes do encontro presencial em Brasília houve vários online, entre os participantes da Oficina de Prevenção promovida pela SENAPRED e UNODC.

Segundo o secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, do Ministério da Cidadania, Quirino Cordeiro, é muito importante o Brasil participar deste projeto de atuação conjunta e cooperação internacional em prol da prevenção no Brasil.

“Temos trabalhado juntos em diversas ações de enfrentamento às drogas e na construção do Sistema Nacional de Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas, o SINAP. Temos feito acordos de cooperação técnica com o UNODC e parcerias com o PNUD em ações de redução de demanda de drogas nas mais variadas frentes. São programas articulados, baseados em evidência”, pontuou.

Como parte desses esforços, o objetivo da formação EUPC é iniciar o processo de adaptação do currículo de treinamento sobre prevenção voltado a gestores, que se somará a outros programas de prevenção já adaptados ao contexto do país, como o Elos, #TamoJunto e Famílias Fortes.

“Programas de prevenção são eficazes quando respondem às demandas da comunidade, envolvem todos os atores relevantes e são baseados em evidência científica. Já apoiamos o governo brasileiro no passado no processo de identificação e adaptação ao contexto nacional de programas de prevenção voltados aos ambientes escolar e familiar, portanto este, com enfoque em gestores, poderá se somar aos demais ampliando o leque de possibilidades para as ações de prevenção de forma sistêmica”, afirma Nara de Araújo, Oficial de Ligação do UNODC.

Além de representantes da SENAPRED e do UNODC, as sessões formativas reúnem representantes da gestão, da área acadêmica e outros profissionais que atuam no campo, como membros de forças policiais, entre outros. Entre eles, está a Coordenadora  da Área de Prevenção da Cruz Azul no Brasil, Alana Sieves Wendhausen, que viajou nesta quarta-feira para Brasília para participar de encontros e reuniões presenciais da oficina em Prevenção EUPC – European Prevention Curriculum.

O foco deste encontro presencial em Brasília, nos dias 15 e 16 de dezembro, será a adaptação cultural e de contexto do curso e do manual EUPC, de forma que seja aplicável para a realidade brasileira. Também serão discutidas questões estratégicas importantes para garantir a qualidade e o padrão dos cursos EUPC.

O currículo europeu de prevenção (EUPC) foi projetado especificamente para fornecer conhecimentos essenciais de prevenção a representantes da gestão sobre as intervenções e abordagens comprovadamente eficazes de prevenção. “O objetivo do EUPC é de “sacudir” os sistemas de prevenção e dar impulsos para a sua inovação em vez de alinhar a prevenção à situação existente de um país”, explicou Gregor Burkhart, um dos facilitadores da formação. 

Deixe seu comentário