Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cruz Azul comemora hoje, 23 de junho, 29 anos de fundação!

Milhares de serviços, atendimentos e ações em favor da VIDA, sem drogas!

A Cruz Azul no Brasil atua na promoção da VIDA, sem drogas, como Centro de Referência em Dependência Química. É filiada à IBC (https://internationalbluecross.org/) desde sua fundação, em 1995. O início de seu trabalho foi inspirado e orientado pelas ações desenvolvidas, desde 1877, pela IBC na Europa, bem como pelo trabalho da Cruz Azul da Alemanha (https://www.blaues-kreuz.de/de/wege-aus-der-sucht). É cofundadora e filiada da CONFENACT – Confederação Nacional de Comunidades Terapêuticas.

NO MUNDO, PRESENTE EM 38 PAÍSES.

A história da Cruz Azul Internacional começa na Suíça, em 1877, quando o pastor luterano Louis-Lucien Rochat, percebendo o expressivo número de famílias que enfrentavam a problemática das drogas, procurou encontrar alternativas de apoio e ajuda. Convicto de que a Palavra de Deus tem poder para mudar os aspectos da vida da pessoa, tanto espiritual quanto social, ele iniciou uma série de reuniões no estilo de grupos de apoio e mútua ajuda. Nessas reuniões, eram discutidos assuntos referentes aos problemas e consequências decorrentes do uso e abuso do álcool. A partir dessas convicções, como metodologia de trabalho, ele adotou abordagens bíblicas para tratar as temáticas das reuniões, utilizando a abstinência como estratégia para superar a dependência química. Dessas reuniões surgiu o trabalho da Cruz Azul, que posteriormente se expandiu pela Europa e, depois, para o mundo todo.

NO BRASIL

O movimento da Cruz Azul Internacional chegou ao Brasil entre 1982 e 1983, no Rio Grande do Sul, na cidade de Panambi, com a fundação de um grupo de apoio para dependentes químicos e seus familiares, os codependentes. No ano seguinte, em 1983, foi fundada a primeira comunidade terapêutica (CT) da rede Cruz Azul, ligada diretamente à IBC, a Cruz Azul de Panambi. Paralelamente, em 1989, em Blumenau, Santa Catarina, foi fundada a segunda comunidade terapêutica (o CERENE), também ligada diretamente à IBC. No município de Ituporanga, Santa Catarina, foi fundada, em 1995, a terceira comunidade terapêutica da rede Cruz Azul, o então RENASCER, também ligada diretamente à IBC.

No dia 23 de junho de 1995 todos trabalhos já existentes da Cruz Azul se uniram e fundaram a federação da Cruz Azul no Brasil, com sede em Blumenau, Santa Catarina.

Após a estruturação e crescimento do trabalho, outras comunidades terapêuticas foram se agregando e se identificando com a proposta da Cruz Azul. Hoje são mais de 20 comunidades terapêuticas filiadas em todo o Brasil (https://www.cruzazul.org.br/comunidade-terapeutica/).

Com sede nacional na cidade de Blumenau, Santa Catarina, a Cruz Azul no Brasil exerce seu trabalho de prevenção, assistência e apoio às pessoas atingidas direta e indiretamente pelo uso, abuso e dependência do álcool e outras drogas, promovendo a saúde, direta ou, indiretamente através de suas comunidades terapêuticas filiadas. Seus serviços se destinam a todos que necessitarem, sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidade, estado civil, profissão, credo religioso ou político.

CENTRO DE REFERÊNCIA NACIONAL EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 Durante esses 29 anos de história, a Cruz Azul no Brasil recebeu diversas homenagens e reconhecimentos em todas as esferas. Entre eles, destacamos o Certificado de Reconhecimento de Centro de Referência em Dependência Química (CEREDEQ) das Organizações da Sociedade Civil que atuam na área de dependência do álcool e outras drogas, concedido pelo Ministério da Cidadania do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED), nos termos da Portaria nº 437 de 13 de julho de 2020.

NOSSA SEDE

Nossa sede está localizada na cidade de Blumenau, SC, na Rua São Paulo, 3424, bairro Itoupava Seca. A sede possui uma área construída de 692 m² e está estruturada com áreas para recepção, sala de atendimento individual, sala de atendimento em grupo, sala de aula, auditório para até 150 pessoas, salas de reuniões, biblioteca, salas administrativas, salas de equipe, almoxarifado, e outros ambientes de apoio.

Sob a coordenação do Secretário Geral, 28 colaboradores e voluntários atuam em diversas áreas de atendimento e serviços, incluindo prevenção, federação de comunidades terapêuticas, educação continuada, edições e conteúdo, grupos de apoio mútua ajuda, financeiro/administrativo, atendimento individual e políticas públicas.

ATIVIDADES E AÇÕES:

Em 2023, foram inúmeras as ações e atividades nas mais diversas áreas de atuação da dependência química, comunidades terapêuticas, grupos de apoio e prevenção, realizadas diretamente pela Cruz Azul ou pelas dezenas de comunidades terapêuticas filiadas em todo o Brasil.

Trabalhos com grupos de apoio adulto, crianças e jovens: 162.351 participações.

Prevenção presencial: 8.937 pessoas alcançadas.

Prevenção não presencial: 4.853.254 pessoas alcançadas através de programas de rádio, vídeos e publicações nas redes sociais. Foram distribuídos 31 mil materiais de prevenção, incluindo folhetos, revistas de prevenção (em quadrinhos) e papéis bandeja com foco na prevenção.

Defesa e garantia de direitos e assessoria:

  • 1.248 horas prestadas em defesa das comunidades terapêuticas, da política sobre drogas e dos afetados pelo uso, uso abusivo e dependência do álcool e outras drogas junto a Conselhos, Congresso Nacional, governos federal, estaduais e municipais, além de 288 assessorias prestadas a comunidades terapêuticas e outras entidades, filiadas ou não.

Atendimentos psicossociais: 1.383 atendimentos realizados diretamente na sede da Cruz Azul.

Prevenção, assessoramento, defesa e garantia de direitos: ações online e por programas de rádio, redes sociais (site, Facebook, Instagram, Twitter/X, YouTube, entre outros) alcançaram um público estimado de 2.132.144 pessoas.

Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos: 1.183 pessoas;.

Educação continuada: através de cursos, seminários, eventos, lives, nos formatos de extensão, livres, EAD, online e presenciais, alcançou 6.576 pessoas em 2023.

No total, 7.198.365 metas atingidas de forma presencial e não presencial pelo trabalho da Cruz Azul no Brasil em 2023.

PARA A VIDA, sem drogas!

A proposta da Cruz Azul é “promover a VIDA, sem drogas, visando a saúde física, psicológica e espiritual do ser humano para o bem-estar individual, familiar e social”.

Nossa MISSÃO é PROMOVER A VIDA:

  • Sem álcool e outras drogas, visando ao bem-estar individual, familiar e social;
  • Com a inclusão, a mútua ajuda e a abstinência;
  • Com ações inovadoras de prevenção, acolhimento, tratamento, reinserção social, apoio e educação continuada;
  • Acreditando na capacidade de mudança do ser humano;
  • Fundamentando-se no poder salvífico e transformador de Jesus Cristo.

Nossa VISÃO: ser referência na área do álcool e outras drogas:

  • Como movimento cristão de inclusão, mútua ajuda e abstinência, reconhecido por sua visão de ser humano integral;
  • Em prevenção;
  • Em educação continuada, conhecimento e inovação;
  • Em rede de acolhimento e atendimento individual e familiar, de Grupos de Apoio e Mútua Ajuda e de comunidades terapêuticas;
  • Em políticas públicas, assessoramento, defesa e garantia de direitos.

Nossos VALORES:

  • Crença no poder salvífico e transformador de Jesus Cristo e na capacidade de mudança do ser humano;
  • Abstinência como sinal de apreço e solidariedade, instrumento efetivo de acolhimento, tratamento, prevenção e qualidade de vida;
  • Movimento em rede de inclusão e mútua ajuda;
  • Educação continuada e inovação;
  • Ética e transparência.

Deixe seu comentário