Na manhã desta segunda-feira, 31 de janeiro de 2022, o presidente da Cruz Azul no Brasil, Rolf Hartmann, participou de mais uma reunião do Network Committee (diretoria) hoje da International Blue Cross, de forma online.
A reunião serviu para que os presentes pudessem relatar das ações de cuidados, prevenção e política do álcool e outras drogas nos diversos países representados, para tratar de assuntos das finanças da entidade, do planejamento para o ano, e no desenvolvimento e aplicação do plano de ações estratégicas aprovado pela Assembleia Geral de 2021.
Segundo Rolf Hartmann, presidente da Cruz Azul no Brasil, membro do Committee, a Cruz Azul Internacional – IBC (https://www.internationalbluecross.org/) atua na proteção às pessoas de serem prejudicadas por álcool e drogas. Como organização não governamental, a IBC reúne 38 organizações nacionais independentes em 37 países sob seu guarda-chuva. Isso possibilita que se engaje em todo o mundo para proteger as pessoas mais vulneráveis e oferecer-lhes melhores perspectivas. Defende uma sociedade livre de violência, discriminação e doenças relacionadas com a dependência.
Suas áreas de atuação são: programas de prevenção de álcool e drogas; terapia e aconselhamento, seja no âmbito clínico, em comunidades terapêuticas, grupos de apoio e mútua ajuda, centros de aconselhamento, entre outros; construção de políticas públicas na área do álcool e outras drogas (advocy and lobby);
A Cruz Azul no Brasil é filiada à International Blue Cross (Cruz Azul Internacional), desde 1995, quando de sua fundação no Brasil.
O Network Committee reúne-se virtualmente diversas vezes por ano e presencialmente, assim que as condições do COVID-19 o permitirem novamente. São membros integrantes os seguintes nomes: Reinhard Jahn, Hans Eglin, Ewa Duda, Rolf Hartmann, Holger Lux, Ingalill Söderberg, Lars Thideman Jensen, Patric Acheampong e Revocatus Nginila. Como convidados e integrantes da Secretaria administrativa participaram Anne Babb (Secretária Geral) e Katrin Schmidt (da área financeira).