Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Centro de Ressocialização Lar da Paz

Casa 3

Dados do CT

Sobre o CT

O Centro de Ressocialização Lar da Paz é a mais nova Comunidade Terapêutica filiada ao trabalho da Cruz Azul no Brasil. Ele está situado no povoado Patanhem, sítio Maanaim, bairro Camará, área rural do município de Aquiraz, interior do Ceará, nordeste brasileiro.

A história do Centro de Ressocialização Lar da Paz teve início com a recuperação de seu idealizador, Sr. Claudeir Zanholo (Tito) após sua reabilitação no Desafio Jovem Peniel localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, no início da década de 90. Naquela ocasião nasceu um ardente desejo de ajudar outros dependentes de substâncias psicoativas e assim passou a trabalhar naquele Projeto onde fora auxiliado.

No ano 2000 surgiu a oportunidade de se transferir para o estado do Ceará e abrir uma comunidade terapêutica em Majorlândia. O insucesso desta tentativa abriu uma nova chance na cidade de Aquiraz, iniciando o projeto em uma pequena casa com apenas dois acolhidos. Logo depois conseguimos três beliches e passaram a ter seis acolhidos e com as bênçãos de Deus a Obra foi amadurecendo e a demanda crescendo a cada dia.

Assim sendo impelidos pela responsabilidade assumida, o espaço físico foi ampliado e um novo dormitório e uma cozinha de taipa foram construídos. Com o passar dos anos, a demanda só aumentava e em 2003, segundo o fundador, Sr. Claudeir Zanholo (Tito), ele sentiu-se  na obrigação de passar a existir legalmente, e em 2004 conseguiram o CNPJ, dando cada vez mais idoneidade e reconhecimento como organização não governamental de serviço beneficente. A partir de 2009 se começou o processo de capacitação e formação dos colaboradores que trabalham no Lar da Paz, nas áreas da dependência química e comunidade terapêutica.

No final de 2017, se buscou a qualificação e participação dos editais da SENAD, e atual SENAPRED, objetivando buscar recursos financeiros para a oferta de vagas e serviços gratuitos para a comunidade. Já tendo profissionais capacitados, a direção do Centro de Ressocialização Lar da Paz partiu em busca de melhorar o espaço físico e em 2018 teve aprovado um pedido de recursos financeiros junto ao Ministério da Justiça, acontecimento que segundo Claudeir Zanholo (Tito) foi uma grande vitória para a Instituição, e ao mesmo tempo um marco divisor de águas, em suas instalações.

Assim evoluíram de apenas um dormitório e uma cozinha de taipa para uma capacidade instalada com 174 leitos, um dormitório com três andares com sala de treinamento/grupo/reuniões, uma unidade administrativa/triagem independente, sala de atendimento individual, cozinha industrial, três complexos de dormitórios, campo de futebol e academia. A meta agora é manter a qualidade do acolhimento, e uma capacitação permanente, permitindo um cuidado direcionado para salvar vidas e uma perspectiva de reinserção social e financeira dos acolhidos, ressaltou Claudeir Zanholo.

A filiação e parceria na rede Cruz Azul no Brasil vem a somar e qualificar ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido e oferecido não só para a região de Aquiraz, mas também para todo o estado do Ceará.