Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

“LEI SECA” COMPLETA 16 ANOS NO BRASIL. Diminuiu o número de mortes por causa da embriaguez ao volante, mas ainda continua alta e trocou de faixa etária

A Lei Seca nº 11.705, completou nesta quarta-feira, 19/06/2024, 16 anos de sua aplicação no Brasil e o resultado positivo de sua aplicação é que ela conseguiu reduzir em 22,7% o número de mortes causadas por embriaguez ao volante entre 2010 e 2022, segundo o o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA).
O lado negativo, ainda, é que apesar da tolerância zero para o uso de bebidas alcoólicas na direção, continuam a morrer, por ano, no Brasil mais de 10 mil pessoas em virtude da embriaguez no volante.
Outro dado importante e preocupante revelado nas estatística é que a faixa etária de vítimas por beber e dirigir no Brasil, mudou. Por exemplo, em 2010 a maior parte dos registros eram de pessoas jovens entre 18 e 34 anos, e agora a faixa etária está entre 35 e 54 anos.
Adoção da política de tolerância zero e punições para aqueles que dirigem embriagados (embriaguez ao volante se enquadra em infração gravíssima e crime de trânsito) ajudam a diminuir as mortes e acidentes.

Deixe seu comentário