Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

O programa especial no dia 15 de novembro, para muitas crianças e adolescentes de Pomerode, SC, foi um passeio de integração e lazer na praia, e até para alguns, conhecer o mar azul pela primeira vez!

Um grupo de 18 jovens, entre crianças e adolescentes, que participam do projeto “Protagoniza”, desenvolvido pela Cruz Azul no Brasil, financiado pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Droga (SENAPRED), em parceria com a Prefeitura Municipal de Pomerode, SC, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação (SEDES) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), tiveram no feriado de 15 de novembro (2022) um dia de lazer e descobertas super diferente, com muita alegria, relacionamentos saudáveis promovendo a VIDA, sem drogas.

O passeio de integração e lazer foi passar um dia na praia, em Navegantes e Gravatá, próximas de Blumenau, e com certeza rever ou até mesmo conhecer o tal de “mar”, experimentar a água para ver se realmente ela é salgada como se fala. Muitos dos integrantes do passeio ainda não tinham tido a oportunidade de conhecer ou ver o mar, uma praia, o que fizeram somente agora a partir deste projeto viabilizado pela Cruz Azul, SENAPRED e Prefeitura Municipal de Pomerode. Alegria e as emoções destas crianças diante do mar azul é indescritível e ficará marcado em sua memória pelo resto da vida.

Entre outros objetivos, segundo Poliana Mendes, Agente de Prevenção da Cruz Azul, foi mostrar aos adolescentes que é possível experimentar um dia com amigos, praia, amizade, relacionamentos, tomar banho… sem o uso de qualquer tipo de drogas. Foi ainda, a oportunidade de dar um significado diferente para aqueles que no passado não tiveram uma boa experiência em viagens, excursões, lazer… por causa de brigas com os pais, amigos, por causa de bebidas ou outras drogas. A gratidão e o “Feedback” dos pais por esse dia especial na vida de seus filhos foi muito legal e significativo, ressaltou Pollyana.

Objetivo do projeto é a prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas através de ações que promovem habilidades sociais, combinadas com músicas, danças, teatro e outras manifestações artísticas entre os participantes. No final os integrantes de cada grupo deverão produzir e promover uma apresentação pública para a comunidade local promovendo a VIDA, sem as drogas.

Participam deste projeto, por parte da Cruz Azul, os agentes de prevenção Rômulo Reinert, Poliana Mendes e Pedro Reichert. A coordenação geral do projeto, por parte da Cruz Azul, é da psicóloga e especialista em prevenção e dependência química Alana Sieves Wendhausen.

O Projeto “Protagoniza!” Pomerode é realizado em parceria com a Prefeitura de Pomerode (Contrato 075/2019), com o apoio do Governo Federal, através da SENAPRED – Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, convênio 882.186/2018.

Deixe seu comentário