Revista Cruz Azul Online – Número 17

A mútua ajuda, o tempo e a prevenção da recaída fazem parte do processo de tratamento do uso ou abuso de substâncias psicoativas – as drogas!

A MÚTUA AJUDA É VETOR (PROPULSOR) DE FORTALECIMENTO DA RESILIÊNCIA PARA FAMÍLIAS CODEPENDENTES DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS QUE PARTICIPAM DE REUNIÕES DE GRUPOS DE APOIO E MÚTUA AJUDA. Essa constatação é tema do primeiro artigo publicado nesta edição da revista Cruz Azul Online.

O SEGUNDO ARTIGO QUESTIONA E TRAZ RESPOSTAS À QUESTÕES VITAIS DA VIDA EM SOCIEDADE, DA EXISTÊNCIA E VIVÊNCIA DO SER HUMANO NO TEMPO E NO ESPAÇO. As perguntas do texto giram em torno do “Tempo”, sua influência na vida cotidiana, o relacionamento do homem em plena sociedade pós-moderna. O texto também pergunta sobre como viver de forma livre, equilibrada e saudável nos tempos atuais, bem como em meio às diversas compulsões químicas e comportamentais de nosso ambiente de vida, e que nos desafiam a permanecermos “limpos e saudáveis”.

E por fim, o último artigo nos alerta SOBRE AS PRINCIPAIS DETERMINANTES DA RECAÍDA NO USO E ABUSO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. A proposta final de todo tratamento é que não hajam recaídas. No entanto é fato real que não há garanti-as. A vigilância diária e o domínio de técnicas e estratégias para enfrentar a dependência química fazem parte do tratamento. Também são fatores de proteção diante de prováveis incidentes e tragédias pessoais (ou familiares), principalmente em relação ao uso e abuso de substâncias psicoativas.
Tenha uma excelente leitura!

Cruz Azul no Brasil
Luis Carlos Ávila
Editor
E-mail: publicacoes@cruzazul.org.br

Deixe seu comentário

Cruz Azul no Brasil - Para VIDA sem Drogas

Sede Cruz Azul

Rua São Paulo, n° 3424
Itoupava Seca, Blumenau / SC
CEP: 89.030-000

Redes Sociais

Criação de Site por Vale da Web