Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Revista Cruz Azul Online – Número 18

Muito do desempenho e dos conflitos entre pessoas têm suas raízes na percepção. Ou seja, em todas as instâncias da vida é importante o entendimento da percepção. Nas organizações, por exemplo comunidades terapêuticas, a percepção afeta inúmeros aspectos de comportamento das pessoas.
O entendimento da percepção, por esse motivo, é uma competência gerencial/administrativa que contribui para a criação de um clima organizacional saudável.

O PRIMEIRO ARTIGO da revista Cruz Azul Online: “A PERCEPÇÃO DE DEPENDENTES QUÍMICOS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO, SEUS DIREITOS E SOBRE A ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL” vislumbra uma pesquisa qualitativa realizada com indivíduos dependentes químicos em substâncias psicoativas acolhidos numa Comunidade Terapêutica do Rio Grande do Sul.

O SEGUNDO ARTIGO INVESTIGA A “PREVALÊNCIA DO USO DE DROGAS LÍCITAS E ILÍCITAS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO”, EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS, numa pequena cidade do interior de Santa Catarina. Trata-se de um estudo descritivo transversal. O álcool foi a substância mais consumida nas cinco modalidades de uso: na vida, no ano, no mês, uso frequente e uso pesado. O consumo na vida foi prevalente nos adolescentes de ambos os sexos.

JÁ O TERCEIRO ARTIGO “ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA NO CONTEXTO DA DROGADIÇÃO” enfoca questões relacionadas à espiritualidade da família em que um de seus membros é dependente. Destaca de forma breve o problema da dependência do álcool e outras drogas, o histórico de alguns grupos de mútua ajuda, como instrumento de intervenção para interromper o uso de substâncias psicoativas.
E por fim, identifica aspectos sobre como a espiritualidade pode gerar proteção e prevenção no âmbito familiar.

Tenha uma excelente leitura!

Cruz Azul no Brasil
Luis Carlos Ávila
Editor
E-mail: publicacoes@cruzazul.org.br

Deixe seu comentário