Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Secretário nacional de proteção global visita Cruz Azul, Cerene e Prefeitura de Blumenau

O Secretário Nacional de Proteção Global Dr. Alexandre Magno Fernandes Moreira e seu Assessor de Gabinete João Lança, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos – (MMFDH) visitaram a Cruz Azul no Brasil, o Centro de Recuperação Nova Esperança – CERENE e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMUDES, além de reunião com o Secretário Municipal de Gestão Governamental Paulo Costa.
No dia 15 de outubro de 2020, além de conhecer a Cruz Azul, seus programas e projetos, foram discutidas a política de direitos humanos e de moradores de rua, especialmente no que diz respeito às questões do uso, uso indevido e dependência do álcool e outras drogas. Também se conversou sobre o acolhimento em comunidades terapêuticas, formas de prevenção, de cuidados e atenção voltados a esse público.
A visita no CERENE serviu para conhecer o modelo de acolhimento em comunidade terapêutica, especialmente no que diz respeito a adolescentes. A reunião deu-se com o presidente Marcos Edwin Mey e a equipe técnica e administrativa da unidade.
Após as reuniões e visitas, reuniram-se para buscar soluções e superação de desafios, de forma a promover os direitos humanos dos menos favorecidos, dos moradores de rua, daqueles afetados pelo uso e dependência do álcool e outras drogas e das instituições que atuam na área.
Na sexta-feira, 16 de outubro de 2020, as visitas foram na SEMUDES, com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Patrícia Morastoni Sasse e na Prefeitura Municipal com o Secretário Municipal de Gestão Governamental Paulo Costa. Objetivaram conhecer de perto a realidade da política de proteção global no âmbito do munícipio, os serviços oferecidos, as dificuldades encontradas e buscas de tornar efetivas as políticas de direitos humanos, de acolhimento de moradores de rua e de pessoas com problemas decorrentes do uso, uso abusivo e dependência do álcool e outras drogas, visando a intersetorialidade e transversalidade das políticas públicas, a prevenção e a superação de vulnerabilidades encontradas por esse público-alvo, pelos órgãos e instituições que atuam na área.
A Cruz Azul no Brasil agradece pelas oportunidades dos contatos e discussões com a Secretaria Nacional de Proteção Global, e, conforme estabelecido pelas partes, estreitará o diálogo e interlocução com a SNPG e as políticas que representa. Esperamos que desse encontro venham frutos em prol da população-alvo, especialmente no que diz respeito ao uso abusivo e dependência do álcool e outras drogas. Igualmente, na prevenção e na mitigação dos danos por eles causados, visando dignidade, cuidado, atenção integrais à essas pessoas e o bom trabalho intersetorial, transversal, seja no âmbito do poder público de todas as esferas, assim como em parceria com as organizações da sociedade civil.

Deixe seu comentário