Secretário nacional de proteção global visita Cruz Azul, Cerene e Prefeitura de Blumenau

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Secretário Nacional de Proteção Global Dr. Alexandre Magno Fernandes Moreira e seu Assessor de Gabinete João Lança, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos – (MMFDH) visitaram a Cruz Azul no Brasil, o Centro de Recuperação Nova Esperança – CERENE e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMUDES, além de reunião com o Secretário Municipal de Gestão Governamental Paulo Costa.
No dia 15 de outubro de 2020, além de conhecer a Cruz Azul, seus programas e projetos, foram discutidas a política de direitos humanos e de moradores de rua, especialmente no que diz respeito às questões do uso, uso indevido e dependência do álcool e outras drogas. Também se conversou sobre o acolhimento em comunidades terapêuticas, formas de prevenção, de cuidados e atenção voltados a esse público.
A visita no CERENE serviu para conhecer o modelo de acolhimento em comunidade terapêutica, especialmente no que diz respeito a adolescentes. A reunião deu-se com o presidente Marcos Edwin Mey e a equipe técnica e administrativa da unidade.
Após as reuniões e visitas, reuniram-se para buscar soluções e superação de desafios, de forma a promover os direitos humanos dos menos favorecidos, dos moradores de rua, daqueles afetados pelo uso e dependência do álcool e outras drogas e das instituições que atuam na área.
Na sexta-feira, 16 de outubro de 2020, as visitas foram na SEMUDES, com a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social Patrícia Morastoni Sasse e na Prefeitura Municipal com o Secretário Municipal de Gestão Governamental Paulo Costa. Objetivaram conhecer de perto a realidade da política de proteção global no âmbito do munícipio, os serviços oferecidos, as dificuldades encontradas e buscas de tornar efetivas as políticas de direitos humanos, de acolhimento de moradores de rua e de pessoas com problemas decorrentes do uso, uso abusivo e dependência do álcool e outras drogas, visando a intersetorialidade e transversalidade das políticas públicas, a prevenção e a superação de vulnerabilidades encontradas por esse público-alvo, pelos órgãos e instituições que atuam na área.
A Cruz Azul no Brasil agradece pelas oportunidades dos contatos e discussões com a Secretaria Nacional de Proteção Global, e, conforme estabelecido pelas partes, estreitará o diálogo e interlocução com a SNPG e as políticas que representa. Esperamos que desse encontro venham frutos em prol da população-alvo, especialmente no que diz respeito ao uso abusivo e dependência do álcool e outras drogas. Igualmente, na prevenção e na mitigação dos danos por eles causados, visando dignidade, cuidado, atenção integrais à essas pessoas e o bom trabalho intersetorial, transversal, seja no âmbito do poder público de todas as esferas, assim como em parceria com as organizações da sociedade civil.

Deixe seu comentário

Cruz Azul no Brasil - Para VIDA sem Drogas

Atendimento

Sede Cruz Azul

Rua São Paulo, n° 3424
Itoupava Seca, Blumenau / SC
CEP: 89.030-000

Redes Sociais

Criação de Site por Vale da Web