Apresentação no Parque Ramiro Rudieger, em Blumenau, do Projeto de Prevenção “Movimento Vida”, executado pela Cruz Azul no Brasil

O Parque Ramiro Ruediger, no centro da cidade de Blumenau, SC, no dia 17 de dezembro de 2022, foi palco para a última apresentação dos integrantes do Projeto de prevenção “Movimento Vida”, executado pela Cruz Azul no Brasil e realizado em 2022, em parceria e apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau, SC, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEMUDES).

Trata-se de uma ação, financiada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio do Fundo para Infância e Adolescência (FIA). Teve também o apoio do programa AMIGOS DE VALOR do banco Santander.

O projeto “Movimento Vida” trabalhou a prevenção às drogas com mais de 60 adolescentes do município. Nele, os adolescentes participaram de diversas atividades com foco no desenvolvimento de habilidades sociais.  Se reuniam duas vezes por semana, nas quartas e sextas-feiras, períodos da manhã e tarde, na EBM Henrique Alfarth, na rua Rui Barbosa, no Bairro Progresso. Entre diversas dinâmicas trabalhadas destacava-se a dança, uma manifestação artística que também serve como forma de divertimento e interação.

Ao longo de 2022, os participantes do projeto realizaram apresentações públicas, como de danças e músicas, em diversos locais e instituições. O projeto Movimento Vida, segundo Agente de Prevenção, Poliana Mendes, tem a proposta de mostrar ao adolescente que é possível viver uma vida sem o uso de qualquer tipo de substância psicoativa. Ter uma vida em que os prazeres simples da vida são vistos com outros olhos! Depois de algumas conversas foi proposto pelos próprios adolescentes os temas: sobrevivi e tecnologia! O tema “sobrevivi” veio com uma abordagem de teatro em que o adolescente luta contra o mundo e os males da atualidade, como por exemplo: depressão, ansiedade, abuso sexual, violência, racismo, abandono, “bullying” , falta de voz, entres outros. O principal objetivo era mostrar para a sociedade que só sobreviver não basta, o adolescente quer mais do que isso! Ele quer mais lazer, cultura, trabalho,  e fazer parte da construção de uma sociedade com mais amor, respeito e voz.

Já o tema “tecnologia” veio com uma grande chamada de atenção sobre o uso excessivo de telas, onde o real tem sido trocado pelo virtual… Não são tantos amigos nas redes sociais enquanto cada um está preso em um canto da casa!

Esse foi a mensagem declamada por uma das integrantes do Grupo durante a apresentação no Parque Ramiro Ruediger:

“Eu sobrevivi!

Sobrevivi ao medo, a depressão e a ansiedade.

Sobrevivi a violência, ao racismo e a falta de oportunidade.

Sobrevivi ao descanso, a falta de atenção e ao abuso sexual,

Sobrevivi aos ataques da indústria das drogas,

da pornografia e a dependência digital.

Eu sobrevivi!

Mas não quero apenas sobreviver, isso para mim não basta.

Eu quero viver de verdade!

Eu quero esporte, cultura e fazer parte da

construção de uma sociedade.

Eu quero trabalho e mais oportunidade.

Eu quero respeito, amor, eu quero ter voz”.

Deixe seu comentário