Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Artigo da revista Cruz Azul Online, número 13: COMUNIDADES  TERAPÊUTICAS: O Desafio de Ser Eficaz no Tratamento de Dependentes Químicos

Autora: Roseli Aparecida Consolaro Nabozny. Coordenadora Técnica Administrativa da Comunidade Terapêutica Essência de Vida de Joinville/SC. Assistente Social. Especialista em Dependência Química pela UNIFESP.

INTRODUÇÃO: Este artigo tem o objetivo de apresentar as Comunidades Terapêuticas como um modelo eficaz no tratamento de dependentes químicos, através da revisão literária dos modelos de intervenções que deram origem as Comunidades Terapêuticas, objetivando notar as mudanças que assinalam a evolução de uma abordagem de autoajuda para uma modalidade de atenção humana integral.

Aponta algumas características, elegidas como essenciais, que devem ser primeiramente conhecidas e/ou melhor, entendidas, visando ampliar as possibilidades de aumentar os índices de adesão do paciente ao tratamento e consequentemente chegar a uma maior eficácia da proposta terapêutica.

LEITURA ou DOWNLOAD da versão integral do artigo (ou de outros) publicado(s) na revista Cruz Azul Online, número 13, em 2014. Visite também o blog da revista Cruz Azul Online, onde estão publicado todas as revistas já editadas e os artigos nelas publicados: https://revistadacruzazulnobrasil.blogspot.com/

Deixe seu comentário