Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Como saber se sou ou se serei um dependente químico

As substâncias que atuam no Sistema Nervoso Central, alterando a forma de o indivíduo pensar, agir ou sentir são denominadas drogas psicoativas (álcool, cigarro (Tabaco), maconha, cocaína, crack, remédios…). As drogas psicoativas tendem a causar um desequilíbrio no metabolismo químico do organismo, criando uma dependência química da droga.
A motivação pelo uso envolve diferentes fatores que vão da simples curiosidade a uma busca imediata de prazer ou alívio de sintomas. Contudo, a maioria das pessoas desconhece ou desacredita no potencial dessas drogas em causar a dependência.
Considerada um transtorno mental e um problema social a dependência química segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS é uma doença crônica, progressiva e incurável, que necessita de um tratamento contínuo, independente de estar fazendo o uso ou não da droga.

A publicação da OMS, conhecida como Classificação Internacional de Doenças (CID-10), aceita pelo Ministério da Saúde, apresenta os seguintes critérios para o diagnóstico da dependência química:

1. Tolerância: a redução da magnitude dos efeitos leva ao uso de doses cada vez maiores para atingir o efeito desejado;

2. Senso de compulsão: forte desejo de consumir a droga;

3. Abstinência: após a interrupção ou diminuição do uso, surgindo sintomas de desconforto como tremores, ansiedade, irritabilidade e insônia, levando ao uso da mesma substância (ou outra relacionada) para promover o alívio ou evitar tais sintomas;

4. Desejo de reduzir ou controlar o consumo, porém, sem sucesso;

5. Abandono de atividades prazerosas alternativas: maior parte do tempo gasto em prol do uso da substância;

6. Persistência ao uso: mesmo com o surgimento de manifestações nocivas e patológicas, como danos em órgãos e estados depressivos, resultantes do consumo crônico e excessivo, ainda se mantém o consumo.

O portador da dependência Química acaba afetando sua vida psíquica, emocional, física e, consequentemente, a vida social, e também a vida de várias pessoas a sua volta. As quais possivelmente, acabam desenvolvendo a codependência, outro transtorno que também necessita de tratamento.

Desde 1995 a Cruz Azul no Brasil com sede em Blumenau SC, vem ajudando pessoas e suas famílias a caminhar para um uma VIDA sem drogas. Oferecendo acolhimento em comunidades terapêuticas filiadas, atendimento psicológico e uma grande rede de grupos de apoio mútua ajuda.

Área de Prevenção da Cruz Azul no Brasil

Referências:
http://www.denarc.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=39
http://crr.medicina.ufmg.br/saber-sobre/dependencia-quimica-e-uma-doenca

Deixe seu comentário