Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Continuidade da Aplicação de testes de avaliação do Projeto de Prevenção e Cuidado Escolar ao uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas, que foi realizado pela Cruz Azul em Escolas de Blumenau

Durante a quinta-feira, 03 de novembro de 2022, a Equipe Multidisciplinar do Projeto de Prevenção e Cuidado Escolar da Cruz Azul no Brasil aplicou na EBM Pastor Faulhaber, na rua Rua Alwin Schrader, nº 966, Centro, Blumenau, SC, mais um teste de avaliação de todo trabalho até aqui realizado e do projeto desenvolvido na Escola, de prevenção e cuidado escolar ao uso e abuso de álcool e outras drogas.

De acordo com o projeto, a proposta prevê avaliação com o Inventário de Habilidades Sociais  para Adolescentes – IHSA, no início e final da proposta. Este instrumental é um teste de fácil aplicação, com o objetivo de caracterizar o desempenho social em diferentes situações (trabalho, escola, família, cotidiano). A partir dessa aplicação, será possível medir o impacto no desenvolvimento social dos envolvidos no projeto.

Aplicação do teste IHSA na EBMB Pastor Faulhaber

O Projeto de prevenção e cuidado escolar ao uso e abuso de álcool e outras drogas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Blumenau, SC, apoio da SENAPRED, está sendo realizado em cinco escolas da cidade. Entre outras atividades, previa para este segundo semestre de 2022, o Curso de Agente de Prevenção Escolar, que tem como objetivo incentivar que crianças e adolescentes se tornem agentes de prevenção contra o consumo de substâncias psicoativas, atuando dentro do ambiente escolar como líderes de influência positiva para com os demais colegas, e sendo parceiros da escola na manutenção da prevenção.

O curso foi estruturado e aplicado durante esse segundo semestre de 2022, durante 12 semanas, entre os meses de agosto e outubro, com uma carga horária de 24 horas/aula. Vários assuntos e temas foram trabalhados a cada semana com os alunos.

As intervenções foram realizadas nos períodos da manhã e tarde nas seguintes Escolas: EBM Bilíngue Annemarie Techentin; EBM Bilíngue Prof. João Joaquim Fronza; EBM Bilíngue Profª Alice Thieler; EBM Pastor Faulhaber e EBM Gustavo Richard.

A Equipe Multidisciplinar do Projeto de Prevenção e Cuidado Escolar da Cruz Azul no Brasil é composta pelos seguintes profissionais: Alana Sieves Wendhausen, Coordenadora de Prevenção.  Assistentes Sociais Andressa Arndt e Ivonete Cordeiro. Agentes de prevenção Fernando Diego Cardoso e Igor Augusto Monteiro Pinto e a psicóloga Jaqueline Marques Moreira.

O Projeto Prevenção e Cuidado Escolar, em Blumenau, SC, é realizado em parceria com a Prefeitura de Blumenau (SEMUDES e SEMED – Termo de Colaboração 022/2019), com o apoio do Governo Federal, através da SENAPRED – Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Convênio 882.369/2018).

Deixe seu comentário