A Cruz Azul no Brasil realizou entre os dias 12 e 14 de setembro um curso de Grupos de Apoio e Mútua Ajuda em Envira, sul do estado do Amazonas. A capacitação ministrada pela agente em Grupos de Apoio, Edel Ristow, foi realizada em parceria com o Instituto Marinaha. Participaram do curso 23 representantes de cinco aldeias kulinas da região: Cacau, Aruanã, Foz, Alegria e Macapá, e 6 integrantes da equipe do Instituto Marinaha, dentre eles 4 kulinas e 1 terena. No encerramento da noite do dia 14 também foram entregues certificados aos kulinas presentes que também fizeram o curso anterior da Cruz Azul.
Estas atividades fazem parte de ações da Cruz Azul no Brasil numa viagem de três semanas pelos estados do Amazonas, Acre e Rondônia. Foram realizadas uma visita de três dias à aldeia Aruanã para atividades relacionadas ao enfrentamento do Alcoolismo. Ainda estão previstos dois cursos de Grupo de Apoio Mútua Ajuda para indígenas de diversas etnias indígenas da região amazônica no Seminário Evangélico Indígena da Amazônia – SEMEIAM, em Porto Velho, e no Centro Canaã, em Pimenta Bueno.
Durante a permanência e circulação da colaboradora Edel, entre as diversas estações missionárias e aldeias indígenas, ela também tem realizado alguns treinamentos intensivos com as equipes de missionários e lideranças locais das aldeias sobre diversos temas relacionados a cultura indígena, a criança e a família num ambiente onde há consumo, abuso e dependência de álcool e outras drogas; atividades de enfrentamento e prevenção ao alcoolismo, entre outros.