Cruz Azul realiza a formatura de centena de estudantes participantes do projeto de Prevenção e Cuidado Escolar na cidade de Blumenau, SC

A equipe do Projeto Prevenção e Cuidado Escolar da Cruz Azul no Brasil, com sede em Blumenau, SC, está realizado nesta semana, uma série de solenidades de formatura para aproximadamente 150 estudantes de cinco escolas da rede Pública de Ensino Municipal de Blumenau que participaram do projeto de prevenção. Uma parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau por meio da Secretaria de Educação (SEMED).  As solenidades de formaturas estão acontecendo nas próprias dependências das Escolas, com a participação da comunidade em geral, estudantes, famílias e corpo docente envolvidos no projeto.

As Escolas que realizaram suas formaturas, neste primeiro semestre de 2022, foram: Escola Básica Municipal Almirante Tamandaré; Escola Básica Municipal Bilíngüe Profª Norma Dignart Huber; EBM Bilíngüe Prof. Rodolfo Hollenweger, do bairro Fidélis; EBM Felipe Schmidt, da Itoupavazinha; EBM Conselheiro Mafra, da Velha Grande.

DESAFIO E COMPROMISSO DE ASSUMIR UM COMPROMISSO DE ABSTINÊNCIA, sem drogas!

Durante cada formatura a Equipe multidisciplinar de prevenção da Cruz Azul realiza um grande desafio para cada criança e adolescente participante do projeto: assumir um compromisso, temporário (por um ano, ou mais) de ABSTINÊNCIA ao uso e abuso de álcool e outras drogas. Isto é, procurar viver e ter uma vida livre e sem drogas. Para nossa alegria, e da comunidade escolar, é a boa notícia que dezenas de jovens adolescentes tem aceitado e assumido esse desafio em favor da VIDA, sem drogas! O que demonstra a importância da realização do projeto no município, o sucesso e a eficácia na sua metodologia e aplicação junto às Escolas, em parceria com os professores, pais e comunidade em geral. Aqueles jovens que assinaram o Termo de Compromisso e Desafio de Abstinência receberam de parte da Cruz Azul uma pulserinha com a frase: “Totalmente livre!”

OBJETIVO DO PROJETO: TORNAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM AGENTES DE PREVENÇÃO

O Projeto Prevenção e Cuidado tem como objetivo incentivar que crianças e adolescentes se tornem agentes de prevenção contra o consumo de substâncias psicoativas, atuando dentro do ambiente escolar como líderes de influência positiva para com os demais colegas, e sendo parceiros da escola na manutenção da prevenção.

Os encontros formativos dos estudantes iniciaram no mês de março deste ano, no contra turno escolar, atendendo crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que apresentaram dificuldades de aprendizagem e de comportamento, devido ao contexto de uso e abuso ou tráfico de substâncias psicoativas. A equipe multidisciplinar do projeto  trabalhou com temáticas variadas com o foco na prevenção, através de uma metodologia, que possibilitou atendimentos individuais e encontros formativos, aplicação de testes de habilidades sociais aos participantes e momentos de envolvimento com as famílias através de atendimentos com a equipe multidisciplinar e reuniões.  “O objetivo dessa parceria entre a SEMED e a Organização da Sociedade Civil (OSC) Cruz Azul é prevenir antes de precisar agir, e a escola é uma aliada fundamental nesse processo que incentiva os nossos estudantes a se tornarem agentes de prevenção”, destaca a secretária de Educação de Blumenau, Patrícia Lueders.

Em depoimento à imprensa de Blumenau, e comentando sobre o projeto, o prefeito Mário Hildebrandt destacou a importância do Executivo Municipal realizar políticas públicas capazes de transformar a realidade social e que melhorem a vida das pessoas.  “Como gestor tenho um apreço especial por este tipo de projeto, pois trabalhei durante 12 anos na recuperação de pessoas e famílias afetadas pelas drogas. Durante este tempo aprendi na prática que a prevenção é o diferencial que salva vidas. E a prevenção passa diretamente pela Educação. Quero agradecer a equipe multidisciplinar da Cruz Azul que executou esse projeto através de uma parceria com a Secretaria de Educação em cinco escolas beneficiando cerca de 150 estudantes, suas famílias e os docentes que participaram desse processo formativo. Tenho certeza que esse projeto cumpriu o seu papel de transmitir valores que fortalecem a identidade pessoal de cada um e os incentiva a resistir à má influência e persistir no cominho correto das suas jornadas”, afirmou.

CONTINUAÇÃO DO PROJETO EM NOVAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO

No segundo semestre o Projeto Prevenção e Cuidado contemplará outras cinco Instituições de Ensino, sendo elas: EBM Bilíngüe Profª Alice Thiele, EBM Bilíngüe Annemarie Techentin, EBM Bilíngüe Gustavo Richard e EBM Bilíngüe Pastor Faulhaber.

Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Blumenau, através do jornalista  Emerson José Geraldo e Cruz Azul no Brasil

Deixe seu comentário

Cruz Azul no Brasil - Para VIDA sem Drogas

Sede Cruz Azul

Rua São Paulo, n° 3424
Itoupava Seca, Blumenau / SC
CEP: 89.030-000

Redes Sociais

Criação de Site por Vale da Web