Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Cruz Azul: um lar de esperanças!

Quando, na Alemanha, uma senhora está grávida, diz-se: “Ela está tendo uma boa esperança”.

1. A CRUZ AZUL É UM LAR ONDE ACONTECEM PARTOS…

Seu objetivo é que surja uma nova vida. As pessoas que procuram ajuda na Cruz Azul sempre são bem-vindas. Para cada uma existe esperança. Nosso Deus, que pode ressuscitar mortos, também pode transformar uma vida estragada em algo bem novo. Uma pessoa se torna uma nova criatura quando confiar sua vida ao poder salvífico de Deus.
Atualmente existem muitos métodos modernos para ajudar as pessoas, tais como: médicos, psicólogos, psicoterapeutas, pedagogos, assistentes sociais, etc. Nós reconhecemos o esforço dessas pessoas e somos gratos pelos seus serviços. Entretanto queremos colocar aqui que nós temos algo mais a oferecer, dificilmente encontrado nos métodos seculares. Nós convidamos para atuar aqui, na Cruz Azul, o médico dos médicos. Jesus Cristo quer fazer aqui a Sua obra, transformando e reabilitando corações quebrantados.
Nós estamos cientes, que não podemos recuperar ninguém. E onde nós tentamos realizar algo com a nossa sabedoria, aí, sem dúvida, seremos muito decepcionados. ELE pode, e para Jesus não existem casos impossíveis.

2. CRUZ AZUL É UM LAR DA BÍBLIA…

O melhor remédio no nosso tempo é a Palavra de Deus. Sob a Palavra de Deus o corpo, alma e espírito serão restaurados.
Aqui na Cruz Azul a Palavra de Deus deve ser anunciada de tal forma que a pessoa erudita e mesmo a iletrada, a possam entender. Essa Palavra quer ser auxílio fundamental para a vida. Há muitas vozes desafiadoras, hoje em dia, que anunciam ajuda. Mas Jesus diz: “Eu sou O caminho…”
A Palavra do Senhor não deve calar neste lar. Quantas perguntas existem e quantas permanecem sem respostas. Nos estudos bíblicos queremos perguntar o que a Palavra de Deus diz a respeito das perguntas da vida? Que os mais experimentados transmitam suas experiências, pois quão importante é aprender a ouvir o outro, dialogar, orientar e corrigir-nos mutuamente a partir da Palavra de Deus.
A Palavra de Deus deve ter seu espaço. Duas mãos dobradas em oração conseguem alcançar mais do que dois punhos cerrados. Dobrar as mãos é algo que deve ser exercitado. As crianças já nascem com os punhos fechados. O Diabo faz de tudo para nos desviar do importante tempo para a oração.
Neste lar também queremos agradecer a Deus. Gratidão sempre resulta em alegria. Nós estamos mais inclinados a reclamar, a discutir, ralhar e até praguejar.
Através da gratidão fluem novidades em nossa vida. Queremos agradecer sempre pela existência destas casas de reabilitação; agradecer pelas muitas pessoas que ofertam e ajudam na construção das várias comunidades terapêuticas, investindo dinheiro, força e amor.
Aqui também queremos exercitar a intercessão. A intercessão não conhece limites. Aí estão por exemplo as famílias, as crianças, as esposas, os amigos. Diariamente queremos trazê-los diante do trono da graça. ELE tem caminhos e meios para recuperar o que o pecado tem estragado. Onde há oração não há discussão. “Minha casa será uma casa de oração”. Não façam desta casa um covil de salteadores. Sempre que pensamentos maus invadirem vossas mentes, recorram apressadamente ao número do telefone de Deus:
Salmo 50:15: “Invoca-me…”, diz Deus.

3 A CRUZ AZUL É UMA CASA DE POEMÊNICA…

(Isto é, onde pessoas serão aconselhadas, assistidas). Na atual época contaminada, conturbada e desenfreada o homem procura socorro e segurança. Aconselhamento e assistência. Hoje é algo necessário como nunca antes. Há muita carência no que diz respeito ao conhecimento de si mesmo e de Deus. Como é difícil para uma pessoa que é cega; ela apalpa para se locomover. Como é difícil sua vida.
A cegueira natural é algo difícil. Mas, a cegueira espiritual é algo muito pior. Quantos estão cegos para si mesmos. Eles apenas enxergam os outros. Aqui na CRUZ AZUL oferecemos oportunidades para aprender a contemplar a si mesmo à luz da Palavra de Deus. Cristo quer nos transformar. Para isso é necessário o aconselhamento.

a) Aconselhamento é avanço à comunhão.
O pecado torna o homem solitário. Pecado procura o esconderijo, o clandestino, as trevas. Eu concordaria, se meu próximo pudesse olhar para dentro do meu coração? Estaria eu concordando em deixar correr a fita magnética de minha vida?
Aqui na Cruz Azul surgem pessoas verdadeiras diante de Deus e dos homens.

b) Aconselhamento é avanço em direção à cruz.
Na cruz eu reconheço minha perdição: “Eu estou totalmente perdido”. Isto, de modo geral, não queremos consentir. Enquanto eu culpar os outros por minha miséria, não posso receber ajuda. No diálogo de aconselhamento eu posso ter a liberdade de destampar, descobrir, desabafar. O que nós descobrimos aqui, isso o Senhor Jesus encobre para a eternidade.

c) Aconselhamento é avanço à certeza.
Porque é tão difícil confessar pecados diante dos homens? De modo geral é mais fácil confessar diante de Deus. Mas deveria ser justamente o contrário, visto Deus ser santo. Nós necessitamos a certeza do perdão. O Senhor Jesus disse ao paralítico em Marcos 2.5: “Teus pecados estão perdoados”. Como é importante ter certeza do perdão nas horas de provações. Sob a cruz experimentamos, que nossa vida se torna pura. Aí também a alegria e a paz fluem para dentro de minha vida.

d) Aconselhamento é avanço à nova vida.
Perdão é a base para a nova vida. Em 2 Coríntios 5:17 lemos: “Se alguém está em Cristo é nova criatura; as coisas velhas já passaram, eis que se fizeram novas”. O Senhor Jesus quer nos transformar do fundo do nosso caráter. A força do seu sangue é mais forte do que o sangue natural herdado dos antepassados. O sangue de Jesus nos torna novas pessoas, novas criaturas, filhos de Deus.

Hans Georg Fischer
Missionário e ex-Presidente da Cruz Azul no Brasil

Deixe seu comentário