Dia do trabalho e do trabalhador.. um tempo também de reflexão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O QUE O TRABALHO SIGNIFICA PARA VOCÊ?

Se formos avaliar a partir da etimologia da palavra “trabalho” saberemos que ela vem do latim “tripalium”, ou seja, era usada para designar instrumento de tortura, usado na Roma antiga.
Durante todas as épocas, muitas vezes, percebemos em nossos ambientes de trabalho não ser raro encontrar pessoas desmotivadas no ambiente de trabalho por diversos motivos. Algumas delas por acreditarem que a oportunidade de crescimento profissional e de maiores ganhos financeiros raramente poderiam surgir no desempenho de tal tarefa ou local de trabalho. Assim, ao invés de buscarem mostrar desempenho e motivação, para conseguir esses “benefícios” de promoção ou mérito, ficam desmotivadas esperando que algo aconteça, sejam reconhecidas, para que elas comecem a melhorar de vida e avançar profissionalmente.
Por outro lado, o que nós trabalhadores precisamos entender, em qualquer que seja a função ou atividade que estejamos exercendo, que o que faz ou dá sentido na vida, realização profissional, somos nós mesmos. Tal nível de conscientização e entendimento é que irá determinar qual o grau de dedicação, empreendimento que iremos colocar na execução de suas atividades diárias. Portanto, se a sua motivação e prática laboral estiver correta e turbinada você fará seu trabalho motivado, com eficiência e eficácia.

“ O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força,
pois na sepultura, para onde você vai, não há atividade nem planejamento,
não há conhecimento nem sabedoria.”
Eclesiastes 9:10

VOCÊ ESTÁ SENDO UMA BÊNÇÃO, UM BOM EXEMPLO, NO SEU LOCAL DE TRABALHO?

Poder trabalhar é uma bênção, um presente de Deus. Mas, por outro lado o trabalho não pode ser o foco principal das nossas vidas. Devemos trabalhar para viver e não viver para trabalhar. É bom trabalhar para obter o nosso sustento, e Deus se alegra de pessoas que batalham e não são preguiçosas.
Em todas as áreas das nossas vidas somos chamados para ser testemunhas do amor de Deus, incluindo nos ambientes em que trabalhamos. Devemos ser pontuais, responsáveis, fazer o melhor que podemos.

TRABALHO E O USO DE DROGAS…

Apesar de ser, muitas vezes, fonte de prazer e reconhecimento, o trabalho pode acabar se transformando em um fator que contribui para o adoecimento físico e mental. Reuniões extensivas, alto volume de trabalho e responsabilidade, atrelado às metas arrojadas de performance, alta rotatividade de pessoas e grandes cargas horárias, são alguns fatores e ingredientes que elevam o número de prescrições de antidepressivos e ansiolíticos, para muitos trabalhadores. É necessário estar sempre alerta ao surgimento desses fatores de riscos e ameaças a saúde e qualidade de vida do trabalhador, profissional, pai de família ou jovem empreendedor… A relação ou combinação de estresse, violência, desmotivação, problemas de saúde, mau relacionamento com colegas, familiares e outros no trabalho, em casa, na sociedade… pode ser – muitas vezes – o pontapé inicial para o uso de drogas.
Pessoas sujeitas a situações de estresse no trabalho naturalmente vão procurar formas de atenuar esse sofrimento. Algumas aprendem a lidar com a situação de maneira saudável, como por exemplo: praticando atividades físicas ou esportes. No entanto, o que funciona para uns não necessariamente funciona para outros. O perigo e a tentação do uso de alguma substância entorpecente para diminuir ou superar essa fase é constante e presente, também no ambiente de trabalho. Não são poucas as ocorrências e casos de desligamento do emprego ou advertências constantes por tal comportamento na indústria, comércio ou na área de serviços. A relação entre o ambiente corporativo e o abuso de substâncias não é nova e já pode ser considerada um problema de saúde pública. O que acontece é que, por não saber lidar com situações difíceis, muitos trabalhadores(as) buscam no álcool ou outras drogas uma forma de relaxamento e superação de seus problemas pessoais. Ingerem alguma substância psicoativa, automedicação com antidepressivos ou ansiolíticos para conseguir algum alívio e bem-estar, temporário…
Portanto, que possamos neste dia alusivo ao trabalho e ao trabalhador estarmos sempre alerta e um passo à frente no exercício de uma constante auto reflexão sobre nossas motivações e práticas produtivas na busca e conquista de nosso sustento de cada dia. Valorize sua família, seus relacionamentos saudáveis, pratique qualquer tipo de esporte ou qualquer outro exercício, valorize e cuide de sua própria VIDA, um presente de Deus.

Jean Sasse
Área de Prevenção da Cruz Azul no Brasil

Deixe seu comentário

Cruz Azul no Brasil - Para VIDA sem Drogas

Atendimento

Sede Cruz Azul

Rua São Paulo, n° 3424
Itoupava Seca, Blumenau / SC
CEP: 89.030-000

Redes Sociais

Criação de Site por Vale da Web