Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Divulgação pela SENAPRED do relatório do Levantamento de Cenas de uso e abuso de álcool e outras drogas em Capitais (LECUCA): São Paulo, Brasília e Fortaleza

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, (22/12/2022),  a divulgação do mais recente relatório do Levantamento de Cenas de Uso em Capitais (LECUCA), que é realizado por pesquisadores da Unidade de Pesquisa de Álcool e Drogas (UNIAD) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

“Desde 2016 este trabalho vem abastecendo tanto a gestão pública quanto os serviços de saúde e assistência que atuam na cena de uso de álcool e drogas com informações epidemiológicas essenciais para planejamento, aprimoramento e elaboração de políticas públicas”, explica Ronaldo Laranjeira, professor do Departamento de Psiquiatria da Unifesp e diretor da UNIAD.

Naquele ano e desde então a compreensão do perfil da população que reside na maior cena de uso do país (Cracolândia) tem sido fundamental para o planejamento de ações e serviços nas áreas da saúde, assistência social, segurança pública, moradia, trabalho e renda em São Paulo. A relevância deste levantamento levou a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas  (SENAPRED) a solicitar a sua replicação também em outras duas capitais brasileiras, Fortaleza (CE) e Brasília (DF).

A definição das cenas de uso nas capitais cearense e de Brasília seguiram os mesmos parâmetros de São Paulo, com a determinação dos perímetros pelo critério de existência de pelo menos 15 indivíduos fazendo uso de crack por três dias consecutivos, sem estar em trânsito. Para a obtenção de resultados representativos de toda população que frequenta as cenas de uso se utiliza a amostragem por tempo-localização (TLS), que leva em consideração o caráter transitório e a constante flutuação da população no tempo e no espaço.

Os resultados de São Paulo são provenientes da coleta de dados realizada em junho de 2021 com atualizações dos resultados dimensionais em abril de 2022, considerando as movimentações da população no território – e incorporam as comparações da série histórica desde 2016. Os resultados de Fortaleza advêm da coleta de dados em agosto de 2021 e Brasília entre abril e maio de 2022.

O lançamento e divulgação dos dados da pesquisa estão disponível no You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=G88qFWU0UCg

Deixe seu comentário