Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ferramentas terapêuticas no tratamento da dependência química

Capa da revista online da Cruz Azul no Brasil, edição # 20.

A prática regular de atividade física é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos, entre outros benefícios. Nesta lista podemos agregar mais um: ser uma importante ferramenta terapêutica no tratamento e prevenção da dependência química. Benefício este também extensivo para os familiares dos usuários acolhidos e em tratamento. Igualmente para seus amigos e sociedade em geral.

Por outro lado, o simples fato de uma pessoa praticar esportes ou algum tipo de atividade física não é garantia de que não terá problemas relacionados às drogas, como se pode ver no caso de alguns esportistas, até famosos. Em primeiro lugar, a prática de esportes é uma atividade que requer preparo físico, alimentação adequada e está geralmente associada a uma vida saudável. Os jovens que estão envolvidos em esportes podem querer evitar o uso de substâncias justamente porque optaram por um desenvolvimento corporal e mental sadio e também para não prejudicar o desempenho. Neste sentido, os esportes podem ser uma ferramenta de prevenção. Para os que estão em processo de acolhimento a prática da atividade física pode trazer contribuições efetivas de curto e longo prazo.

O primeiro artigo desta nova edição da revista Cruz Azul Online: “Atividade física aplicada ao tratamento da dependência química” aborda este assunto. Procura constatar a importância da atividade e dos exercícios físicos no tratamento de dependentes químicos, observando a sua eficácia como ferramenta terapêutica, assim como aborda a indispensável atuação do profissional habilitado em Educação Física, a questão dos ajustes metabólicos gerados pelas atividades físicas e consequentemente, as alterações psicológicas e comportamentais.

O segundo artigo: “A espiritualidade como fator importante para o tratamento do transtorno por uso de substâncias psicoativas” procura trazer à discussão alguns elementos sobre a espiritualidade como fator de alcance e manutenção da abstinência e da sobriedade, bem como a constatação da importância positiva da espiritualidade no tratamento do transtorno por uso de substâncias. O artigo  apresenta também alguns resultados sobre a prática da espiritualidade no contexto e ambiente de uma comunidade terapêutica.

 Portanto, em discussão e a disposição da ciência e dos profissionais duas grandes ferramentas terapêuticas – atividades físicas e espiritualidade – com a finalidade de proporcionar qualidade de vida e bem estar ao público-alvo da prevenção, tratamento e reinserção social na área da dependência química.

Tenha uma excelente leitura!

Cruz Azul no Brasil

Luis Carlos Ávila

Editor

E-mail: publicacoes@cruzazul.org.br

Deixe seu comentário