Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

História e trabalho da Cruz Azul no Brasil é destaque em revista nacional

O trabalho da Cruz Azul no Brasil, sua história e seus programas oferecidos e realizados atualmente foi destaque na revista “Imagine – Acredite”, de circulação nacional, editada em Brasília, edição de janeiro de 2022.

A revista procura resgatar e divulgar o importante trabalho realizado pelas Comunidades Terapêuticas no Brasil a mais de 53 anos de atividades, transformando a vida de milhares de pessoas que sofrem com o flagelo das drogas.

Segundo a publicação, que tem como editor o jornalista Sérgio Botelho Júnior , atualmente no Brasil são contabilizadas mais de 2 mil Comunidades terapêuticas (CTs), acolhendo mais de de 80 mil adictos. Os desafios na administração e manutenção dessas entidades, em sua maioria ligadas ao Terceiro Setor, beneficentes, são muito grandes, e dependem sempre de doações para suas atividades de acolhimento e prevenção. Nos últimos anos houve uma sensível adequação das mesmas as normas sanitárias e jurídicas do País. A partir disso houve o reconhecimento do trabalho realizado e financiamento do Governo Federal. Atualmente em torno de 17 mil vagas de acolhimento são financiadas e oferecidas gratuitamente para a população brasileira. Cerca de 600 CTs estão credenciadas junto a Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas – SENAPRED.

É importante reforçar, ainda,  que as CTs são caracterizadas por um ambiente acolhedor, no formato residencial, com o programa de tratamento que varia, geralmente, entre seis e doze meses, oferecendo atividades laborais, terapêuticas e religiosas, visando a abstinência. A adesão e permanência é voluntária. Além disso, as CTs garantem a participação da família no processo de acolhimento, bem como as ações de preparação para reinserção social.

Abaixo em anexo, a matéria publicada:

Deixe seu comentário