Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Nova turma de agentes de prevenção escolar ao uso e abuso de álcool e outras drogas na cidade de Blumenau

Na segunda-feira, 21 de novembro de 2012, houve a formatura de uma nova turma de alunos do Curso de Agente de Prevenção Escolar ao Uso e Abuso de Álcool e Outras Drogas. A mesma aconteceu na EBM Annemarie Techentin, no bairro Passo Manso, na cidade de Blumenau, SC. A referida capacitação parte do projeto Prevenção Escolar ao uso e abuso de drogas no ambiente escolar, desenvolvido e executado pela Equipe Multidisciplinar da Cruz Azul no Brasil, é resultado de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Blumenau (SEMUDES e SEMED) e com a Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED. (Convênio 882.369/2018).

Diretora da Escola Annemarie Techentin, do bairro Passo Manso, Blumenau, SC, professora Sônia Regina Pereira fazendo sua saudação aos alunos formandos e a comunidade presente.

O curso foi estruturado e aplicado durante este segundo semestre de 2022, durante 12 semanas, entre os meses de agosto e outubro, com uma carga horária de 24 horas/aula. Vários assuntos e temas foram trabalhados a cada semana com os alunos. O mesmo tem como objetivo incentivar que crianças e adolescentes se tornem agentes de prevenção contra o consumo de substâncias psicoativas, atuando dentro do ambiente escolar como líderes de influência positiva para com os demais colegas, e sendo parceiros da escola na manutenção da prevenção.

As intervenções do projeto, neste semestre, foram realizadas nos períodos da manhã e tarde nas seguintes Escolas: EBM Bilíngue Annemarie Techentin; EBM Bilíngue Prof. João Joaquim Fronza; EBM Bilíngue Profª Alice Thieler; EBM Pastor Faulhaber e EBM Gustavo Richard.

Nesta noite especial, de formatura, com a participação dos alunos, seus familiares e comunidade em geral, esteve presente representação da Secretaria Municipal de Educação – SEMED  e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – SEMUDES de Blumenau. Diretora da Escola, professora Sônia Regina Pereira. Pela Cruz Azul no Brasil, Erenice Souza de Carvalho. Na oportunidade foi entregue os Certificados do Curso. Também foi tornado público o compromisso e desafio de se fazer um voto de abstinência ao uso de qualquer tipo de bebidas alcoólicas e outras drogas, por aqueles – adolescentes e voluntários presentes – que assim o desejaram, objetivando a promoção da VIDA, sem drogas. Muitos alunos, adolescentes, e pais aceitaram o desafio e o compromisso de abstinência, e receberam uma pulseirinha como sinal de compromisso. Nela escrita a frase: “Totalmente livre!”

Alunos assumem fazem o termo de compromisso de abstinência ao uso e abuso de álcool e outras drogas em suas vidas.

A Equipe Multidisciplinar do Projeto de Prevenção e Cuidado Escolar da Cruz Azul no Brasil é composta pelos seguintes profissionais: Alana Sieves Wendhausen, Coordenadora de Prevenção.  Assistentes Sociais Andressa Arndt e Ivonete Cordeiro. Agentes de prevenção Fernando Diego Cardoso e Igor Augusto Monteiro Pinto e a psicóloga Jaqueline Marques Moreira.

Deixe seu comentário