A construção do plano teve a coordenação do SEMUDES e do COMEN de Blumenau, coordenação técnica da Cruz Azul no Brasil e contou com a participação da comunidade, técnicos e usuários.
A Secretaria de Desenvolvimento Social (Semudes) e o Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comen), entregaram nesta segunda-feira, 02 de outubro de 2023, o Plano Municipal de Políticas sobre Drogas 2023-2028 (Plamiped) ao prefeito de Blumenau, SC, Mário Hildebrandt.
O Plano Municipal tem por finalidade nortear a política pública na cidade no curto, médio e longo prazos, com foco na transversalidade e complementaridade dos serviços nesta área no território. O Plamiped reflete as necessidades, os desafios, objetivos, metas e ações a serem buscados e alcançados no período de cinco anos.
“Queremos fazer a Política sobre Drogas em nossa cidade mesmo com o cenário de desafios que encontramos. O nosso governo tem o compromisso de salvar e transformar a vida das pessoas. Vamos olhar para cada usuário e atender a todos dentro de suas necessidades”, colocou o prefeito Mário Hildebrandt, durante a solenidade.
A construção do plano contou com a participação da comunidade, técnicos e usuários dos serviços relacionados à Política sobre Drogas em Blumenau. O plano foi elaborado pela Cruz Azul no Brasil, sob a responsabilidade técnica da Dra. Maria Roseli Rossi Avila, com apoio da Comissão Permanente de Políticas Intersetoriais Integradas sobre Drogas, que é composta pelo Comen, Gabinete do Prefeito, Secretarias de Defesa Civil, Desenvolvimento Social, Educação, Saúde, Esporte, Cultura e Relações Institucionais e Pró-Família.
O plano, antes de ser entregue, passou por uma consulta pública entre os dias 29 de agosto a 15 de setembro, quando todos os blumenauenses tiveram a oportunidade de contribuir com o Plamiped, que ainda estava em edição. Após esse período ele foi aprovado em plenária pelo Comen.
“Várias secretarias estão representadas no processo de construção desse plano, assim como os usuários, os profissionais e a comunidade blumenauense. O Plamiped nos norteia para enfrentar os desafios dessa política e ter um olhar diferenciado para essa às pessoas atendidas nos serviços relacionados à Política sobre Drogas em Blumenau”, comenta a vice-prefeita Maria Regina de Souza Soar.
Entre outras autoridades presentes, vereadores, lideranças de serviços e entidades que trabalham na área da dependência química em Blumenau e secretários municipais estava presente como convidado especial o Dr. Quirino Cordeiro, ex-Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas – SENAPRED do Governo Federal, na gestão de Bolsonaro, e atualmente Diretor do HUB de Cuidados em Crack e outras Drogas do Governo do Estado de São Paulo.
(Editado com informações da jornalista Anna Clara Uliano, da assessoria de imprensa da Prefeitura de Blumenau).