Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Política nacional de drogas tem apoio unânime das famílias brasileiras!

“…Pela primeira vez, uma política nacional de drogas tem apoio unânime das famílias de Norte a Sul do País. São pais, avós e tios que defendem as novas ações do governo federal para evitar o que a população mais teme: perder filhos e pessoas queridas para as drogas”. O depoimento acima é unânime dos representantes das maiores entidades que atendem gratuitamente milhões de famílias brasileiras com dependentes: Federação de Amor-Exigente, Cruz Azul no Brasil, Pastoral da Sobriedade e Fazenda da Esperança.
Segundo as lideranças dessas ONGs tal trabalho é resultado das ações de prevenção, tratamento, reinserção social e assistência às famílias dos dependentes, que vêm sendo realizadas pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, criada pelo Ministério da Cidadania, em janeiro de 2019 para tornar realidade a promessa do presidente Jair Bolsonaro: “Não fui eleito para legalizar as drogas no Brasil.”
Uma política nacional de drogas que defende exatamente o que as famílias brasileiras e o presidente Bolsonaro defendem: a proibição do uso e do porte de drogas e também a proibição da plantação de maconha no País. “Nos governos anteriores, tínhamos descaso e desassistência, tornando quase impossível prevenção e tratamento. Agora, temos garantia de direitos com a nova legislação – Decreto 9.761 e Lei federal 13.840 – para promover recuperação, saúde e sobriedade”, definiu o Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior, aplaudido dez vezes por 450 líderes antidrogas no Brasil, durante seu discurso no lançamento do Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas, quarta-feira, n, 12/02/2020, na sede da Associação Médica de Brasília.
Em um ano, a Secretaria já aumentou de 2 mil para 20 mil o número de vagas em comunidades terapêuticas, criou programa de prevenção que começa a ser aplicado este ano em escolas de todo o País, investiu em grupos de mútua ajuda para assistência aos familiares de dependentes e está valorizando, pela primeira vez no governo federal, a assistência aos dependentes e aos seus familiares pelos grupos Narcóticos Anônimos, Nar-Anon e Alcoólicos Anônimos. Também criou a Marcha das Famílias contra as Drogas, que em novembro passado tomou as ruas e avenidas do país impedindo julgamento de ação que reivindica no Supremo Tribunal Federal a liberação do uso e de porte de drogas em todo o País. E quarta-feira passada, lançou o Fórum Permanente de Mobilização Contra as Drogas.
Na sede da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas- SENAPRED-, no oitavo andar do Ministério da Cidadania, em Brasília, ouvir e acolher as sugestões dos líderes brasileiros antidrogas e, principalmente, as reivindicações das associações de familiares são temas diários das reuniões do Secretário Quirino Cordeiro Júnior, da Diretora Claudia Leite e do responsável pela Marcha das Famílias contra as Drogas, Edu Cabral , das nove da manhã às sete da noite de segunda a sexta-feira.
O diálogo com as entidades, as parcerias estabelecidas na confiança de ambas as partes é o diferencial desta Secretaria, o que tem feito que muitas famílias pudessem ter acesso ao tratamento adequado.

NA FOTO: Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, psiquiatra Quirino Cordeiro Júnior com sua esquipe: da esquerda para a direita, Edu Cabral, Viviane Figueiredo, a Diretora do Departamento de Prevenção, Cuidados e Reinserção Social, Cláudia Gonçalves Leite , e a Chefe de Gabinete, Joaquina Zaltum de Campos Pereira Mercês.
Texto baseado e adaptado a partir de publicação no “Diário Antidrogas”, disponível em http://diarioantidrogas.com.br/2020/02/14/senapred-torna-realidade-promessa-do-presidente-bolsonaronao-fui-eleito-para-legalizar-as-drogas-no-brasil/?fbclid=IwAR1Qv_iaJzIA6W8GIRTotFvw0c09ksZJs_VHR-aHPZzQNCRktSdebkhd6J8

Deixe seu comentário