Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Prevenção em Família: As 5 linguagens de Amor

APRENDENDO EXPRESSAR AS LINGUAGENS DO AMOR Como os adultos, os adolescentes precisam desesperadamente se sentir amados. Contudo, transmitir essa verdade aos filhos pode ser um grande desafio. As pessoas dão e recebem amor de formas distintas e muitas vezes conflitantes. As falhas de comunicação podem se tornar dramáticas nessa fase tão confusa da vida que é a adolescência. Pesquisas demonstram que os pais exercem a influência mais significativa na vida de seus filhos. A porta dessa influência é o amor, e, de acordo com o dr. Gary Chapman, a chave para abri-la está em aprender a expressar esse amor numa linguagem que faça sentido para seu filho ou sua filha adolescente. No mundo, se quisermos nos comunicar de forma eficiente com alguém que fala outra língua, é preciso aprender a sua linguagem ou então o diálogo será limitado. O Dr. Gary Chapman relaciona as seguintes linguagens do amor:

PALAVRAS DE AFIRMAÇÃO Isso significa que, para essas pessoas, as palavras importam muito (mais do que para outras pessoas que não tem essa linguagem como a principal) e, ao receber palavras afirmativas, elas se sentem mais seguras no relacionamento, mais inspiradas, mais felizes.

ATOS DE SERVIÇO São ações como lavar a louça, tirar a mesa, arrumar a cama, dentre outros. Muitas vezes são serviços “aparentemente chatos”, que não queremos realizar, mas que fazem muita diferença na demonstração de amor ao outro.

TEMPO DE QUALIDADE A segunda linguagem do amor diz respeito ao tempo que é oferecido àquele que amamos. Tempo de qualidade significa dar atenção completa ao outro.

TOQUE FÍSICO Por meio do toque, algumas pessoas se sentem mais seguras do amor do seu cônjuge, com o tanque emocional cheio.

PRESENTES Quem possui essa linguagem do amor não se importa com o valor do presente, mas sim com a intenção do outro em lhe agradar.

Cruz Azul no Brasil

Para a VIDA, sem drogas!

Deixe seu comentário