É uma satisfação para a CRUZ AZUL NO BRASIL apresentar seu Relatório de Atividades do ano de 2020, tornando públicas – aos seus membros, amigos, liados, doadores, apoiadores, conselhos, servidores, parceiros e gestores públicos – as ações que foram realizadas, em meio a um ano tão difícil e desafiador, quanto esse, em que passamos por uma pandemia mundial.
O ano de 2020 iniciou-se como um ano altamente desafiador. Devido às restrições sanitárias, a instituição enfrentou dificuldades para dar conta de todas as atividades e parcerias firmadas, inclusive no que diz respeito à ampliação de equipe. As ações de abrangência regional e nacional, também foram brutalmente impactadas pela pandemia da COVID-19, com interrupção parcial ou total de atividades presenciais, viagens, atuação em escolas e atividades grupais.
Foi necessário tomar medidas drásticas, felizmente superadas com a ajuda e fidelidade de Deus, com a fidelidade e compromisso da equipe e dos que apoiam a Cruz Azul, tanto no âmbito privado, como no público, a quem somos imensamente gratos.
Redução de jornada ou suspensão de contratos de trabalho, home office, reuniões e capacitações à distância, entre outras, foram medidas necessárias.
Diante do cenário, que o ano de 2020 apresentou, nosso maior objetivo foi manter a entidade funcionando e a equipe trabalhando, com os devidos cuidados, para auxiliar as instituições parceiras e fazendo o possível para desenvolver as atividades de prevenção, acolhimento, tratamento, reinserção social e qualificação profissional, buscando novos métodos de trabalho.
No final do ano de 2020, foi possível retomar diversas atividades, ainda que outras permanecessem suspensas, com prorrogação ou execução transferidas para 2021.
Como ficará explícito neste relatório, a pandemia do COVID-19 afetou drasticamente o alcance de várias das atividades da Cruz Azul, não tirando, porém, a importância e grandeza daquilo que pôde ser alcançado. Também cará explícito como, em meio às dificuldades, a instituição inovou e se superou em muitos aspectos do trabalho.
Ressalte-se que a CRUZ AZUL NO BRASIL tem por objetivo desenvolver, aprimorar e influenciar, atuando diretamente e também nas políticas públicas, na prevenção, atenção e cuidados de pessoas em uso e dependentes de álcool e outras drogas e seus familiares, a partir da visão de ser humano integral da Cruz Azul Internacional (IBC), e da visão holística preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMC). Objetiva contribuir para a compreensão do complexo e preocupante fenômeno do consumo do álcool e outras drogas e nas melhores formas de mediação e intervenção para promover a prevenção e recuperação das pessoas dependentes e seus familiares, sobretudo no cenário atual.
O Relatório de Atividades 2020 apresenta, no Capítulo 1, a Cruz Azul Internacional -International Blue Cross (IBC) – à qual é filiada, e as informações institucionais da CRUZ AZUL NO BRASIL, incluindo sua missão, visão, valores e proposta, além dos reconhecimentos públicos conquistados ao longo de sua história, finalidade estatutária, origem dos recursos, ações e outras informações relevantes. No Capítulo 2, identifica sua estrutura deliberativa e administrativa e no Capítulo 3, seus registros e reconhecimentos públicos.
Nos Capítulos 4 a 10, expõe os programas de atendimento, seus objetivos, público-alvo, metodologia, atividades de 2020, resultados e recursos humanos envolvidos. Por fim, os eventos realizados, resumo geral dos serviços prestados e demonstrativos de gratuidade, financeiros e patrimoniais.