Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

TRANSPARÊNCIA - RELATÓRIOS

Relatório de Atividades da Cruz Azul no Brasil – 2020

É uma satisfação para a CRUZ AZUL NO BRASIL apresentar seu Relatório de Atividades do ano de 2020, tornando públicas – aos seus membros, amigos, ­liados, doadores, apoiadores, conselhos, servidores, parceiros e gestores públicos – as ações que foram realizadas, em meio a um ano tão difícil e desafi­ador, quanto esse, em que passamos por uma pandemia mundial.

O ano de 2020 iniciou-se como um ano altamente desa­fiador. Devido às restrições sanitárias, a instituição enfrentou difi­culdades para dar conta de todas as atividades e parcerias firmadas, inclusive no que diz respeito à ampliação de equipe. As ações de abrangência regional e nacional, também foram brutalmente impactadas pela pandemia da COVID-19, com interrupção parcial ou total de atividades presenciais, viagens, atuação em escolas e atividades grupais.

Foi necessário tomar medidas drásticas, felizmente superadas com a ajuda e ­fidelidade de Deus, com a fi­delidade e compromisso da equipe e dos que apoiam a Cruz Azul, tanto no âmbito privado, como no público, a quem somos imensamente gratos.

Redução de jornada ou suspensão de contratos de trabalho, home office, reuniões e capacitações à distância, entre outras, foram medidas necessárias.

Diante do cenário, que o ano de 2020 apresentou, nosso maior objetivo foi manter a entidade funcionando e a equipe trabalhando, com os devidos cuidados, para auxiliar as instituições parceiras e fazendo o possível para desenvolver as atividades de prevenção, acolhimento, tratamento, reinserção social e qualifi­cação pro­fissional, buscando novos métodos de trabalho.

No ­final do ano de 2020, foi possível retomar diversas atividades, ainda que outras permanecessem suspensas, com prorrogação ou execução transferidas para 2021.

Como ­ficará explícito neste relatório, a pandemia do COVID-19 afetou drasticamente o alcance de várias das atividades da Cruz Azul, não tirando, porém, a importância e grandeza daquilo que pôde ser alcançado. Também ­cará explícito como, em meio às difi­culdades, a instituição inovou e se superou em muitos aspectos do trabalho.

Ressalte-se que a CRUZ AZUL NO BRASIL tem por objetivo desenvolver, aprimorar e influenciar, atuando diretamente e também nas políticas públicas, na prevenção, atenção e cuidados de pessoas em uso e dependentes de álcool e outras drogas e seus familiares, a partir da visão de ser humano integral da Cruz Azul Internacional (IBC), e da visão holística preconizada pela Organização Mundial de Saúde (OMC). Objetiva contribuir para a compreensão do complexo e preocupante fenômeno do consumo do álcool e outras drogas e nas melhores formas de mediação e intervenção para promover a prevenção e recuperação das pessoas dependentes e seus familiares, sobretudo no cenário atual.

O Relatório de Atividades 2020 apresenta, no Capítulo 1, a Cruz Azul Internacional -International Blue Cross (IBC) – à qual é ­filiada, e as informações institucionais da CRUZ AZUL NO BRASIL, incluindo sua missão, visão, valores e proposta, além dos reconhecimentos públicos conquistados ao longo de sua história, fi­nalidade estatutária, origem dos recursos, ações e outras informações relevantes. No Capítulo 2, identifi­ca sua estrutura deliberativa e administrativa e no Capítulo 3, seus registros e reconhecimentos públicos.

Nos Capítulos 4 a 10, expõe os programas de atendimento, seus objetivos, público-alvo, metodologia, atividades de 2020, resultados e recursos humanos envolvidos. Por fi­m, os eventos realizados, resumo geral dos serviços prestados e demonstrativos de gratuidade, ­financeiros e patrimoniais.