Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Revista Cruz Azul Online – Número 13

“A hibernação é um estado letárgico pelo qual muitos animais homeotérmicos, em grande maioria de pequeno porte, passam durante o inverno, principalmente em regiões temperadas e árticas. Os animais mergulham num estado de sonolência e inatividade em que as funções vitais do organismo são reduzidas ao absolutamente necessário à sobrevivência.

A respiração quase cessa, o número de batimentos cardíacos diminui, o metabolismo, ou seja, todo o conjunto de processos bioquímicos que ocorrem no organismo, restringe-se ao mínimo. Pode-se dizer que qualquer animal que permanece inativo durante muitas semanas, com temperatura corporal inferior à normal, está em hibernação, embora as mudanças fisiológicas que acontecem durante o letargo sejam muito diferentes, de acordo com as diferentes espécies.

As plantas desenvolveram um sistema semelhante, mas, que não é classificado como hibernação, estivação ou torpor. Por exemplo: as plantas decíduas vivem em locais frios. Elas perdem as folhas como uma estratégia de sobrevivência nos invernos rigorosos de regiões muito frias. O objetivo desta perda não é a conservação de calor, mas sim da umidade”.

Enfim, para saber mais sobre o processo de hibernação há muita informação na internet… fique à vontade….! O texto (do site Wikipédia) serve como ilustração para explicar aos leitores da revista da CruzAzul no Brasil “Comunidade Terapêutica & Dependência Química em Pauta”, o motivo de não termos publicado regularmente a revista. O último número publicado foi em dezembro de 2011.

Após esse longo tempo “adormecidos/hibernando” voltamos a editá-la com toda força e energia, para ser um instrumento de divulgação/pesquisa de conhecimento científico nas áreas da dependência química, comunidade terapêutica e grupos de apoio mútua ajuda.

Depois de publicarmos periodicamente desde 2004, na forma impressa (doze edições da revista), tamanho 14×21 cm, diante dos novos tempos de internet e outras mídias sociais, a Comissão Editorial da revista (em consonância com a diretoria da Cruz Azul), aprovou grandes mudanças e um novo projeto editorial para a mesma. Assim, apresentamos a nova versão da revista “Comunidade Terapêutica e Dependência em Pauta”. Ela cresceu em tamanho, para o formato A-4. No momento terá apenas edições em PDF e virtuais, disponíveis no site da Cruz Azul. Suas páginas – com uma nova e moderna diagramação – serão coloridas quando impressa. Objetivando personificar e identificar institucionalmente a Entidade, ela recebeu também um novo nome: “Cruz Azul”, em destaque e abaixo como subtítulo: “Prevenir, Capacitar, Reabilitar e Apoiar!”.

Para este primeiro número em nova versão, preparamos os seguintes artigos:

a)Aprendizagem mediada no tratamento de dependentes químicos em comunidades terapêuticas;

b) Comunidades terapêuticas: o desafio de ser eficaz no tratamento de dependentes químicos;

c) Prevenção às substâncias psicoativas a partir da visão integral do ser humano;

d) A escuta que humaniza.

e) A Carta de “Blumenau”! Documento do III Fórum Sul Brasileiro de Comunidades Terapêuticas e Afins realizado em 2012.

Tenha uma excelente leitura!

Cruz Azul no Brasil

Luis Carlos Ávila

Editor

Abaixo a edição integral da revista Cruz Azul Online # 13 – 2014:

Deixe seu comentário