Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Consumo de tabaco no Brasil e no mundo caiu, mas as mortes relacionadas deverão permanecer elevadas. Muito trabalho de prevenção e redução de consumo a ser feito, alerta a OMS!

Relatório da Organização Mundial da Saúde (https://www.who.int/publications/i/item/9789240088283) , divulgado nessa semana, terça-feira (16/01/2024),informa que o consumo de tabaco no mundo diminuiu, mas ainda há 1,25 bilhão de fumantes. Em 2022, um em cada cinco adultos fumava ou consumia derivados do tabaco, em comparação com um em cada três na virada do milênio. No documento, a OMS analisa as tendências na prevalência do tabagismo entre 2000 e 2030. Os dados mostram também que 150 países reduziram com sucesso o consumo de tabaco. Entre eles, o Brasil, que conseguiu reduzir, desde 2010, em 35% o consumo de tabaco.

Ainda que os números sejam animadores, por outro lado o mesmo Relatório também prevê que as mortes relacionadas com o tabaco deverão permanecer elevadas nos próximos anos, em torno de 8 milhões de pessoas por ano, incluindo fumantes passivos (cerca de 1,3 milhões de não fumadores, mas que estão expostos ao uso do tabaco). Também há previsão de que o mundo chegará a uma redução relativa de 25% no uso de tabaco até 2025, bem abaixo da meta inicialmente prevista que era de 30%. Apenas alguns países irão conseguir cumprir a meta.

Apesar dos avanços na política mundial de controle do tabaco, segundo o diretor do Departamento de Promoção da Saúde da OMS, Ruediger Krech, não é hora de “relaxar”, pois a indústria do tabaco não para de trabalhar para aumentar o consumo mundial, nem que para isso precise interferir nos Governos locais, procurar manipular as políticas de saúde objetivando vender seus produtos mortais.

Através do site para as Américas,  (https://www.paho.org/pt/noticias/16-1-2024-consumo-tabaco-esta-diminuindo-apesar-dos-esforcos-da-industria-do-tabaco-para), a OMS pede aos países que acelerem os esforços para o controle do tabaco, pois ainda há muito trabalho a ser feito. O “Índice Global de Interferência da Indústria do Tabaco 2023”, publicado pelo STOP e pelo Centro Global de Boa Governança no Controle do Tabaco, mostra que os esforços para proteger as políticas de saúde da crescente interferência da indústria do tabaco têm se deteriorado em todo o mundo.

Pesquisas em diversos países consistentemente demonstram que crianças com idades entre 13 e 15 anos estão utilizando produtos de tabaco e nicotina. Para proteger as futuras gerações e garantir que o uso de tabaco continue a diminuir, a Organização Mundial da Saúde (OMS) dedicará o Dia Mundial Sem Tabaco deste ano à proteção das crianças contra a interferência da indústria do tabaco.

O site informa, ainda, que no próximo mês, os países se reunirão no Panamá para a 10ª Sessão da Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT) da OMS, na qual o setor do tabaco tentará influenciar as políticas globais de saúde oferecendo incentivos financeiros e em espécie, interferindo nos direitos dos países de proteger a saúde de suas populações.

Segundo a OMS reforçar a CQCT é uma prioridade global de saúde delineada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A OMS está pronta para apoiar os países na defesa de medidas de controle do tabaco baseadas em evidências diante da interferência da indústria.

Abaixo o Relatório (em inglês) divulgado pela OMS, sobre o consumo de tabaco no mundo:

Deixe seu comentário