Em 1983, após o retorno de uma viagem à Europa, e algumas experiências com a criação e funcionamento de um grupo de apoio mútua ajuda para dependentes químicos nos moldes Cruz Azul, em Panambi, RS, no ano de 1982, o casal Kurt e Anita implantou uma comunidade terapêutica no município. A comunidade terapêutica foi fundada no dia 11 de agosto de 1983 e foi administrada por Curt e sua esposa por 11 anos. Após o casal de missionários Luis Carlos Ávila – o Bagé e sua esposa Maria Roseli – a Rose deram continuidade aos trabalhos da comunidade terapêutica da Cruz Azul em Panambi… por cerca de 7 anos. Com a vinda do Bagé e da Rose para Blumenau, SC, para assumir a Secretaria Geral da Cruz Azul no Brasil, assumiu a direção da casa o casal Amiro e Mafalda Petry. Tempos depois assumiu o casal Dálcio e Claudete Petry, atuais diretores, da comunidade terapêutica da Cruz Azul de Panambi.
Durante um depoimento para um jornal da época, falando sobre a sua motivação para trabalhar, por vários anos, à frente de um serviço de auxílio à pessoas com problemas de dependência química, bem como de seus familiares, Kurt esboçou um sorriso e recordou: “Antes de conhecer a realidade de vida daquele meu colega de trabalho, no início dos anos 80, eu tinha nojo e considerava o alcoolismo uma fraqueza de caráter, mas hoje sei que é mesmo uma dependência, uma doença. Aprendi com a experiência dos anos que em primeiro lugar estas pessoas precisam ser amadas e acolhidas, abrigadas. […] força e motivação para este trabalho vêm mesmo de Deus, sem a sua ajuda é muito difícil amar estas pessoas problemáticas e também para os dependentes, e familiares, é extremamente difícil o processo de reabilitação e o começo de uma nova vida, sem álcool, sem drogas”.
Kurt Reinke e sua esposa Anita já são falecidos, mas o trabalho da Cruz Azul em Panambi funciona até os dias de hoje, quando completa 40 anos de fundação, um presente de Deus. A Cruz Azul de Panambi além de ser filiada a rede da Cruz Azul no Brasil, também é cofundadora da Federação Nacional.